Coluna do Fla
·11 December 2025
CBF prepara mudança que deve prejudicar Flamengo no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·11 December 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue trabalhando nos bastidores em mudanças de regras e regulamentos no futebol nacional para as próximas temporadas. Um dos debates é que a entidade planeja reduzir o número de jogadores estrangeiros no Brasileirão. Assim, o Flamengo pode ser impactado.
Atualmente, o regulamento permite que os clubes incluam até nove gringos por jogo, tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Porém, segundo o portal UOL, a CBF iniciou discussões para reduzir a quantidade de jogadores estrangeiros relacionados em cada partida.
Até o momento, a ideia está em fase inicial. No entanto, o tema deve voltar à pauta da entidade em março. Sendo assim, ao menos até o início do próximo Brasileirão, em janeiro, não haverá alteração.
Atualmente, o Flamengo tem dez jogadores estrangeiros no elenco. Matías Viña, Varela, De La Cruz e Arrascaeta são uruguaios. Agustín Rossi representa a Argentina, e Erick Pulgar é chileno. Saúl Ñíguez nasceu na Espanha.
O meia Jorginho, apesar de ter nascido no Brasil, é naturalizado italiano. Por fim, Jorge Carrascal é colombiano, enquanto Gonzalo Plata defende as cores do Equador. O Flamengo pode negociar alguns dos estrangeiros em 2026.
Enquanto a CBF não define as novas regras, o Flamengo segue focado na sequência da temporada. O time comandado por Filipe Luís entra em campo neste sábado (13), contra o Pyramids (EGI), pela semifinal da Copa Intercontinental, às 14h (horário de Brasília).









































