Coluna do Fla
·11 December 2025
CBF publica regulamento e guia para implementação de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·11 December 2025

A Confederação de Futebol Brasileiro (CBF) publicou, nesta quinta-feira (11), a versão completa do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). O guia serve para explicar as novas regras do Fair Play Financeiro no Brasil.
Para o torcedor que quiser ler os documentos, basta clicar nos tópicos abaixo:
O objetivo da CBF é facilitar o acesso de dirigentes, conselheiros, funcionários, torcedores e demais interessados no entendimento do Regulamento do SSF. Assim sendo, o sistema representa uma nova etapa do futebol no Brasil, com o objetivo de buscar a estabilidade financeira dos clubes.
O guia apresenta cada seção do Regulamento em um formato simples, respondendo a duas perguntas fundamentais: “Por que esta regra existe?” e “Como ela funciona na prática?”. O objetivo é ir além do “o quê” para focar no “porquê”, mostrando a lógica por trás de cada mecanismo de controle e como ele se alinha às melhores práticas de governança adotadas nas principais competições do mundo. A CBF entende que a implementação de um novo sistema de controle financeiro é um processo complexo. Por isso, este guia busca ser um parceiro dos clubes nesta jornada de adaptação, oferecendo clareza sobre suas obrigações e sobre os mecanismos de transição que foram criados para garantir uma efetivação justa e gradual. Com o compromisso de promover avanços, com ética, transparência e respeito aos torcedores brasileiros, a CBF acredita que, com regras claras e um propósito coletivo, estará aberto o caminho para a construção de um ecossistema de futebol mais forte, íntegro e, acima de tudo, sustentável para as futuras gerações”, disse a entidade.
Fair Play Financeiro é um conjunto de regras que controlam as finanças dos clubes de futebol. O objetivo é que os times não gastem mais do que arrecadam, evitando problemas financeiros e dívidas.
Desse modo, o Flamengo é favorável ao modelo, já que possui responsabilidade nos investimentos há alguns anos. Por outro lado, clubes como Corinthians, Atlético-MG e Botafogo teriam problemas com o Fair Play Financeiro.
O Fair Play Financeiro não começará de repente. Isso porque, a implementação será gradual, a partir de janeiro de 2026. Até 2029, os times terão que limitar o quanto gastam com salários e contratações a, no máximo, 70% de tudo o que arrecadam.
Os clubes não poderão ter dívidas de curto prazo que sejam maiores do que 45% do total que ganham. Essa regra, porém, só começará a valer por completo a partir de 2029. Contudo, o controle e a fiscalização são contínuos, com maior rigidez a partir de abril de 2026.
Na primeira vez que quebrar uma regra, o clube deve apenas apresentar um plano de como pretende solucionar o problema. Na segunda vez, porém, as punições de verdade se iniciam e ficam mais severas a depender da infração. Confira os tópicos:









































