Zerozero
·8 October 2025
Ceferin rendido a Nuno Mendes: «É o melhor jogador do mundo na atualidade»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·8 October 2025
Em palavras proferidas durante o Portugal Football Summit, em Lisboa, Aleksander Ceferin abordou várias temáticas relacionadas com a atualidade futebolística. Entre outros temas, o presidente da UEFA admitiu que Nuno Mendes é o melhor jogador do mundo, mas que é prejudicado face à posição que desempenha no terreno.
Além disso, o dirigente falou ainda sobre Cristiano Ronaldo, no novo formato da Liga dos Campeões, ou na garantia de que, consigo no cargo, o organismo que tutela o futebol europeu nunca aceitará a Superliga Europeia.
Próximos embaixadores do futebol no pós-Ronaldo e Messi?: «Em Portugal têm o Nuno Mendes. É, provavelmente, o melhor jogador do mundo na atualidade, mas como joga numa posição algo negligenciada e não na frente... Depois há o João Neves, o Vitinha. O Rúben Dias, meu central favorito. Quando os vi aqui disse que não ia dizer nomes, porque, de certeza, me vou esquecer de alguém. O talento português é impressionante, não sei qual é o vosso segredo.»
Portugal, um dos favoritos à conquista do Mundial: «Ouço perguntas do mundo inteiro sobre apenas duas federações: Portugal e Croácia. Todas dizem: "Como é possível que façam o que fazem, considerando o seu tamanho?". Tudo se resume ao espírito competitivo. É uma seleção assustadora. Em todas as finais da Liga dos Campeões, há jogadores portugueses. Em todas as competições europeias, Portugal é supercompetitivo. É fascinante como países com 50 milhões de habitantes ou mais não chegam nem perto de Portugal. Portugal é, com certeza, um dos favoritos para a Copa do Mundo do ano que vem.
Cristiano Ronaldo: «É um dos maiores promotores do futebol português e de Portugal. Nunca vi uma pessoa tão competitiva. É por isso que ele está a lutear para parar. É incrível. Tenho muito respeito por ele como pessoa e como jogador de futebol. É um dos três melhores jogadores de futebol de todos os tempos.»
Mudanças na Liga dos Campeões: «Todos querem mudanças, mas ninguém quer implementá-las. No momento em que tentas, as pessoas costumam dizer "vamos mudar" e ouves: "Não, não, não". Fomos muito corajosos e fizemos isso. Tivemos de conversar bastante com as partes interessadas. Foi um grande sucesso e estamos muito felizes com isso.»
Superliga em equação?: «Enquanto for presidente, vou garantir que a competição seja aberta. O futebol é para todos. O sonho do apuramento, vencer e derrotar os grandes deve permanecer vivo para todos os clubes. A competição aberta é o que torna o futebol o Rei dos desportos. Veja a NBA. Claro que é popular, mas não acho que tenha a mesma atmosfera que a nossa competição. Acho que o Kvaratskhelia nunca teria jogado no PSG se o sistema não fosse como é, ou Modric teria conquistado a Bola de Ouro da Croácia. Tenho orgulho de como tratamos todas as nações e clubes com igualdade. Queremos manter a competição europeia aberta para sempre.»