Esporte News Mundo
·29 September 2025
Com apoio de federações, Uefa pode suspender Israel de torneios europeus

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·29 September 2025
— Continua depois da publicidade —
O comitê executivo da Uefa deve votar nesta semana pelo banimento de Israel de competições europeias. Segundo o jornal ”The Guardian”, as seleções e times seriam apenas banidos de participar de competições que são organizadas pela Uefa.
Com isso, a seleção israelense seria apenas banida de participar das Eliminatórias para a Eurocopa e Liga das Nações. Enquanto o Maccabi Tel Aviv seria removido da Liga Europa desta temporada.
No entanto, os israelenses ainda poderiam participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Isso acontece por conta de a Fifa organizar a competição e remover os israelenses seria uma decisão politicamente para o órgão máximo que organiza o futebol mundial.
Além disso, o governo americano disse que pararia qualquer tentativa de banir a seleção israelense de participar da próxima Copa do Mundo, que terá os Estados Unidos como um dos países-sedes. Fora isso, Gianni Infantino, presidente da Fifa, tem uma relação próxima com Donald Trump, presidente dos EUA.
A pressão pela exclusão israelense nas competições aumentou nas últimas semanas, com diversas movimentações nos bastidores. Na última sexta, o presidente da federação turca se manifestou publicamente pedindo pelo afastamento. Além disso, Itália e Noruega também fizeram movimentações pedindo o boicote.
Israel durante partida da liga das Nações (Foto: Franco Arland/Getty Images)
Qualquer decisão de suspensão da Federação Israelense teria que ter uma maioria simples para ser aprovada. Além disso, ainda de acordo com o ”The Guardian”, a tendência dos bastidores é que a maioria das principais federações da Uefa aprovem a suspensão israelense.
Com isso, a partida do Maccabi Tel Aviv contra o Dinamo Zagreb, válida pela segunda rodada da Liga Europa, pode ser o último envolvimento da equipe em competições da Uefa por um período. Com isso, a vaga pode ficar com o Dinamo de Kiev, que foi eliminado nos playoffs pelos israelenses.