Com domínio australiano, Brasil fica fora do pódio na SailGP Rio | OneFootball

Com domínio australiano, Brasil fica fora do pódio na SailGP Rio | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·12 April 2026

Com domínio australiano, Brasil fica fora do pódio na SailGP Rio

Article image:Com domínio australiano, Brasil fica fora do pódio na SailGP Rio

A SailGP Rio foi encerrada neste domingo (12), na Baía de Guanabara, com domínio da Austrália e desempenho discreto do Brasil. A equipe comandada pela bicampeã olímpica Martine Grael terminou a etapa na nona colocação entre 12 participantes.

O evento, realizado em um dos cartões-postais do país, reuniu alguns dos principais nomes da vela mundial. A Austrália confirmou o favoritismo e venceu também a regata final, disputada apenas pelos três melhores do fim de semana. Espanha ficou em segundo lugar, enquanto a Suécia completou o pódio.


OneFootball Videos


Mesmo com o apoio da torcida, o Brasil enfrentou dificuldades ao longo das provas. No sábado, uma pane elétrica tirou o barco nacional de duas regatas. Já neste domingo, a equipe voltou a ter problemas logo na primeira corrida, ao queimar a largada e ser penalizada, precisando largar após todos os adversários.

Ainda assim, o time brasileiro conseguiu se recuperar parcialmente. Terminou a primeira regata do dia em nono lugar, evoluiu para a sétima posição na segunda — seu melhor resultado no fim de semana — e fechou a terceira corrida em oitavo.

Velejar aqui é maravilhoso. Quero agradecer ao público que veio assistir. Foi sofrido, mas estamos aprendendo bastante e vamos estar melhor no ano que vem — afirmou Martine Grael.

Article image:Com domínio australiano, Brasil fica fora do pódio na SailGP Rio

Circuito do Rio de janeiro no SAILGP – Foto: Leandro Azevedo / ENM

A etapa no Rio também foi marcada por ventos abaixo do esperado, o que levou a organização a adotar velas maiores, de 27,5 metros, para melhorar o desempenho das embarcações. Os barcos utilizados são catamarãs de 50 pés com hidrofólios, capazes de “voar” sobre a água e ultrapassar os 100 km/h.

Além de Martine Grael, o circuito contou com outros destaques olímpicos, como Kahena Kunze, que competiu pela Dinamarca. Ao todo, a SailGP reúne 27 medalhistas olímpicos, somando 40 medalhas.

Resultados do domingo

Classificação final da etapa do Rio

1º Austrália2º Espanha3º Suécia4º Estados Unidos5º Dinamarca6º Alemanha7º Itália8º França9º Brasil10º Canadá11º Suíça12º Grã-Bretanha

View publisher imprint