Esporte News Mundo
·18 November 2025
Com golaços, Escócia vence a Dinamarca e volta à Copa do Mundo depois de 28 anos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 November 2025

A Escócia está de volta à Copa do Mundo depois de quebrar um jejum de 28 anos sem se classificar para a competição ao bater a Dinamarca por 4 a 2, no Hampden Park. McTominay abriu o placar, mas os dinamarqueses empataram com Hojlund. Na reta final, Shankland marcou o segundo, mas Dorgu voltou a empatar. Nos acréscimos, Tierney marcou um golaço, recolocou os escoceses na frente e McLean garantiu a classificação.
Em campo, os escoceses começaram a partida sendo melhores e abriram o placar no começo. Gannon-Doak foi ao fundo e encontrou McTominay na área, que acertou uma bela bicicleta para abrir o placar.

McTominay comemorando o primeiro gol da Escócia (Foto: Ian MacNicol/Getty Images)
Com o gol, a seleção comandada por Steve Clarke, ex-auxiliar de Mourinho no Chelsea, se fechou mais e perdeu Doak, que sentiu e foi substituído. Já no segundo tempo, Hojlund empatou para os dinamarqueses de pênalti.
Mas, na sequência, Shankland recolocou os escoceses na frente após aproveitar uma cobrança de escanteio. A Dinamarca chegou ao empate com Dorgu, mesmo tendo um a menos.
Após sofrer o empate, os escoceses foram para o tudo ou nada, passando a pressionar e viram sua pressão ser recompensada com um golaço. Tierney, ex-Arsenal, acertou um chute de rara felicidade de fora da área e recolocou os escoceses na frente.
Com o placar encaminhado, a Escócia teve calma e esperou uma Dinamarca desorganizada atacar. Por conta disso, deu números finais à partida no último lance depois de McLean bater do meio do campo, marcar o gol que Pelé não fez e dar números finais à partida.

McTominay comemorando a classificação da Escócia para a Copa do Mundo de 2026 (Foto: Stu Forster/Getty Images)
Com o resultado, a Escócia volta a disputar uma Copa do Mundo depois de 28 anos; a última ida tinha sido em 1998, quando enfrentou o Brasil e perdeu. Durante este período, os escoceses passaram por momentos turbulentos e voltaram a disputar fases finais de competições na Eurocopa de 2020, e também disputaram a última Euro.









































