Esporte News Mundo
·6 November 2025
Com grande atuação, Botafogo atropela o Vasco e segue firme no G-6

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·6 November 2025

— Continua depois da publicidade —
Em uma grande atuação, o Botafogo foi superior e venceu o Vasco por 3 a 0, no Nilton Santos, no Clássico da Amizade, em duelo direto pelo G-4 do Brasileirão. Alex Telles abriu o placar de pênalti no primeiro tempo. Enquanto no segundo tempo, Artur marcou o segundo e David Ricardo o terceiro.
O Botafogo encaixou sua marcação no primeiro tempo e viu isso fazer a equipe ficar confortável dentro de campo para chegar perto de abrir o placar. Em seu cartão de visita, Marlon Freitas encontrou um belo lançamento para Vitinho, que invadiu a área pela direita e cruzou para Santi Rodríguez chegar batendo e acertar Robert Renan, que desviou e a bola passou com perigo.
Na sequência, o Alvinegro quase abriu o placar na bola aérea após Joaquín Correa subir mais alto que todo mundo e parar na defesa de Léo Jardim. Por outro lado, o Vasco deu seu cartão de visitas no clássico da amizade depois de Pumita receber, mas bater para fora.
Depois disso, os donos da casa seguiram pressionando e levando perigo. Vitinho aproveitou um lançamento nas costas da defesa, mas perdeu o ângulo e mesmo assim bateu para a defesa do goleiro Cruz-Maldino. Na sequência, o arqueiro foi exigido outra vez para pegar o chute de Savarino, que bateu colocado.
O Alvinegro seguiu tendo facilidade para criar e quase abriu o placar. Dessa vez, Marlon ficou com a bola depois do erro de Coutinho, que lançou para Santi na área. O uruguaio bateu forte, mas parou em outra grande intervenção de Léo Jardim.
O Botafogo viu sua pressão surtir efeito no momento em que o Vasco melhorou dentro do jogo e abriu placar de pênalti. Aos 43′, Artur Cabral recebeu de Vitinho na área e tocou para Joaquín Correa, que tentou o drible e acabou sendo derrubado por Cuesta. Na cobrança, Alex Telles soltou a bomba no meio do gol para abrir o placar.

Alex Telles comemorando o primeiro gol (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O Vasco voltou melhor para a segunda etapa, mas viu o Alvinegro passar perto de ampliar duas vezes. Primeiro, Joaquín Correa recebeu o passe de Vitinho na área e bateu colocado, mas parou no travessão. Na sequência, Alex Telles arriscou de longe e viu Léo Jardim mandar para escanteio.
A partir disso, o Cruz-Maltino passou por um momento dentro da partida e não sofreu tanto defensivamente e teve sua principal chance dentro da partida. Andrés Gómez fez jogada individual e invadiu a área. Ele tocou para Pumita, que pegou mal, e a bola sobrou para o colombiano, que pegou fraco.
Em sua resposta, os donos da casa passaram perto de ampliar. Em um contra-ataque, Arthur tabelou com Savarino, que recebeu livre na área, bateu, mas viu a bola passar rente ao travessão.
Na sequência, o Botafogo aproveitou outro contra-ataque para ser recompensado com o segundo. Aos 26′, em uma saída em velocidade, Savarino encontrou Artur nas costas da defesa. O camisa 7 invadiu a área e bateu na saída de Léo Jardim para ampliar.

Artur marcando o segundo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O gol fez os donos da casa ficarem ainda mais à vontade dentro da partida e os donos da casa marcaram o terceiro. Aos 31′, Cuiabano aproveitou um erro e ficou com a bola e arriscou um chute; a bola bateu em Coutinho e sobrou limpa para David Ricardo chegar de peixinho e dar números finais no Nilton Santos.
No final, o Botafogo ainda poderia ter transformado o placar em goleada. Cuiabano aproveitou o cruzamento de Newton e tentou o chute, mas foi travado por Cuesta e ficou por isso mesmo.
Com a vitória no clássico, o Botafogo fica em sexto e dentro do G-6 e fica com 51 pontos, quatro a mais que o Fluminense. No domingo, o Alvinegro vai viajar à Bahia para enfrentar o Vitória, no Barradão, às 16h (horário de Brasília).
Por outro lado, o Vasco estaciona na nona colocação com 42 pontos. Um dia antes, no sábado, o Cruz-Maltino recebe o Juventude, em São Januário, às 18h.









































