Gazeta Esportiva.com
·3 February 2026
Com vagas em aberto, entenda como cada resultado da última rodada define o futuro do Carioca

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 February 2026

A última rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca acontece no próximo final de semana. Com vagas ainda abertas e equipes ameaçadas pelo rebaixamento, os confrontos devem ter mudanças simultâneas com resultados. Entenda o que cada jogo influencia na classificação final.
Líder do Grupo B, o Botafogo entra em campo para defender a primeira colocação. Uma derrota pode fazer o Alvinegro perder a liderança e até cair para a terceira posição, dependendo dos outros resultados.
O Vasco, por sua vez, ocupa a quarta colocação do Grupo A. O Cruzmaltino precisa pontuar para não depender de combinações. Em caso de derrota, o clube corre o risco de deixar o G4 e passar a olhar com mais atenção para a zona de briga contra o rebaixamento, aguardando outros resultados.
O Flamengo entra pressionado na rodada decisiva, na vice-lanterna do Grupo B. Apenas a vitória mantém o Rubro-Negro com chances reais de avançar de fase. Com o empate, o time ainda pode se classificar caso o Nova Iguaçu seja derrotado, por conta do critério de desempate. A derrota significa ida para o quadrangular de rebaixamento.
Já o Sampaio Corrêa, quinto colocado do Grupo A, está em situação semelhante e também irá brigar contra o rebaixado em caso de derrota. Com uma vitória, o clube pode sair da zona perigosa, mas depende de outros resultados. Caso o Vasco perca e o Sampaio Corrêa empate, a equipe ainda ficará sem a classificação pelo saldo de gols.
Na liderança do Grupo A, o Fluminense chega à última rodada sem grande responsabilidade. Independentemente de vitória, empate ou derrota, o Tricolor das Laranjeiras segue na próxima fase.
Do outro lado, o Maricá é o lanterna do Grupo B e precisa, além de vencer, torcer por derrotas de Flamengo e Nova Iguaçu para escapar do quadrangular do rebaixamento.
O Volta Redonda ocupa a segunda colocação do Grupo A e pode assumir a liderança geral caso o Fluminense seja derrotado. Com o empate, o time se confirma na próxima fase, mas, em caso de derrota, pode depender de combinações e até correr risco de não avançar.
Vice-líder do Grupo B, o Madureira garante a classificação com uma vitória, podendo até ultrapassar o Botafogo em caso de tropeço do rival.
O Bangu aparece na terceira posição do Grupo A e, com a vitória, se garante na próxima fase. Um empate ou derrota ainda trazem a possibilidade de ida ao quadrangular do rebaixamento, ambos dependendo de outros resultados.
Também na terceira colocação, mas do Grupo B, o Boavista se classifica com vitória ou empate. Em caso de derrota, o time passa a depender de combinações para se classificar.
Na lanterna do Grupo A, a Portuguesa-RJ já está no quadrangular do rebaixamento, independentemente do resultado da última rodada. O Nova Iguaçu, quarto colocado do Grupo B, se classifica com a vitória. Com empate ou derrota, porém, pode ser ultrapassado e terminar a rodada na zona de briga contra a degola.










































