Gazeta Esportiva.com
·22 January 2026
Comissão técnica da Seleção Brasileira faz período de monitoramento na Europa

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 January 2026

A preparação para a Copa do Mundo de 2026 já começou para o Departamento de Seleções da CBF. No último sábado, integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira viajaram à Europa com o intuito de acompanhar jogos e atletas brasileiros que atuam no Velho Continente. O monitoramento, que terminará no dia 2 de fevereiro, tem foco na próxima convocação do técnico Carlo Ancelotti, prevista para março.
“É de suma importância que tenhamos esse acompanhamento, tanto em relação aos atletas quanto às estruturas dos clubes, à preparação física, à parte tática. É diferente quando nossos profissionais veem de perto e conversam com as comissões técnicas. Essa integração é fundamental para que tenhamos pleno conhecimento de tudo que for útil na preparação da seleção. As visitas servem também para estreitar cada vez mais o relacionamento da CBF com os clubes que têm jogadores convocados”, disse Rodrigo Caetano, coordenador geral de seleções masculinas da CBF.
O corpo técnico presente no continente europeu inclui o coordenador técnico Juan Santos, os auxiliares Francesco Mauri, Paul Clement e Luigi Vito Lasala, os analistas de desempenho Simone Montanaro, Thomaz Koerich e Bruno Baquete, o coordenador de preparação física Cristiano Nunes, o preparador físico Mino Fulco e o fisiologista Guilherme Passos. A equipe está focada em análises técnicas e físicas dos jogadores que atuam nas principais ligas nacionais e na Champions League.
As atividades incluem acompanhamento in loco de partidas e visitas a clubes, centros de treinamento e atletas. Essa imersão visa à troca de informações e ao fortalecimento da relação entre a CBF, os clubes europeus e os jogadores convocados.
Após o período na Europa, em fevereiro, a agenda da comissão técnica contemplará o acompanhamento das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e da Supercopa Rei. Nessas ocasiões, o técnico Carlo Ancelotti e outros membros do departamento de seleções estarão presentes para dar continuidade ao planejamento.







































