Gremistas
·19 November 2025
Como o Grêmio pretende encerrar o transfer ban da FIFA

In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·19 November 2025

Na última terça-feira (18), a FIFA anunciou oficialmente a proibição ao Grêmio de registrar novos jogadores. Também conhecida como “transfer ban”, a punição impede que o clube com alguma dívida pendente de negociação de atletas, possa realizar novos movimentos no mercado. No caso do Grêmio, a poribição será válida até o clube resolver a situação ou pelas 3 próximas janelas de transferência.
Embora a FIFA não divulgue detalhes da dívida, a punição foi aplicada pela cobrança do River Plate-URU. O clube, que possui 50% dos direitos econômicos do centroavante Matias Arezo, deveria receber o repasse de metade do valor que o Grêmio recebeu pelo empréstimo do jogador ao Peñarol.
O River Plate cobra, portanto, a quantia de 150 mil dólares (R$ 920 mil). Diante disso, o tricolor já se movimenta nos bastidores para resolver a situação.
A partir do momento que a punição entrou em vigor, o Grêmio trabalha para realizar o pagamento da dívida. Um dos caminhos para o clube receber novos recursos é acertar, de forma antecipada, a venda de Arezo ao Peñarol. O clube uruguaio já manifestou que irá comprar o jogador após o empréstimo, mas não tem interesse em arcar com a quantia fixada na opção de compra (R$ 22 milhões).
Outra alternativa é realizar um empréstimo para bancar a dívida. Em nota oficial, o Grêmio esclareceu que não pagou o valor devido pelos problemas recentes de entrada de receitas:
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que atua para regularizar nos próximos dias o valor devido e que, portanto, a medida informada pela Fifa não deverá ter efeito prático. O clube esclarece que a pendência relacionada a parte do pagamento por um dos seus atletas decorre da inesperada perda de receitas recente e se trata de uma situação pontual.”, diz o comunicado.
A tendência é de que a dívida seja paga antes do novo presidente do Grêmio, Odorico Roman, assumir oficialmente o clube. A posse acontecerá a partir do dia 8 de dezembro.









































