Leonino
·25 May 2025
Confira o resumo/melhores momentos do Benfica - Sporting (Vídeo)

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·25 May 2025
Sporting venceu o Benfica na final da Taça (3-1 após prolongamento); Clube de Alvalade conquistou a 18.ª prova rainha do seu palmarés
|
O Sporting conquistou a 18.ª Taça de Portugal do seu palmarés, erguendo um troféu que lhe fugia desde 2018/19, ao bater o Benfica por 3-1, após prolongamento no Estádio Nacional do Jamor. Os leões festejam assim a dobradinha, que lhes escapava desde 2002.
Os minutos iniciais foram divididos, mas com o Sporting a surgir mais vezes perto da grande área contrária. O adversário respondia com transições rápidas mal recuperava a bola e numa delas, pela esquerda, Orkun Kokçu cruzou, a defesa do Sporting cortou e Bruma rematou contra o braço Gonçalo Inácio. Luís Godinho assinalou grande penalidade, mas a decisão foi revertida por fora de jogo de Álvaro Carreras no início do lance.
Aos 20 minutos, as águias ficaram mesmo à beira de marcar. Bruma aproveitou uma perda de bola da defensiva leonina, serviu rapidamente Vangelis Pavlidis que entrou na área e atirou de pé esquerdo para uma grande defesa de Rui Silva, que com a mão esquerda desviou a bola contra o poste.
Na segunda parte, foram as águias a abrir o ativo. Aos 47', Orkun Kokçu, com um pontapé indefensável, atirou de fora da área para o fundo da baliza de Rui Silva, fazendo o 1-0. No último dos dez minutos de descontos, o Sporting chegou mesmo ao empate. Viktor Gyokeres arrancou em direção à área depois de passar, com classe, por António Silva e foi derrubado por Renato Sanches. Na conversão do consequente castigo máximo, o sueco não perdoou e fez o 1-1.
No prolongamento, os pupilos de Rui Borges entraram mais fortes no prolongamento e acabaram por marcar ao minuto 99. Na sequência do canto, Francisco Trincão cruzou e Conrad Harder, nas alturas, bateu Samuel Soares. Os leões chegaram ao 3-1 que carimbou o triunfo em cima do minuto 120. Harder assistiu Trincão e este, com um nó cego a António Silva, apareceu na cara do guardião encarnado e fechou as contas.
Veja o resumo do dérbi: