Leonino
·7 February 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 February 2025
Sporting e Porto empataram 1-1 em Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida foi arbitrada por João Pinheiro e, até à reta final, estava livre de polémicas. No entanto, o juiz voltou a ser protagonista ao fazer vista grossa a duas grandes penalidades a favor dos leões e expulsar, de forma injusta e escandalosa, Matheus Reis e Ousmane Diomande.
No sempre hostil e pouco acolhedor Estádio do Dragão, o Sporting desde cedo dominou a partida. O golo acabaria por chegar numa jogada de classe mundial de Geovany Quenda. O ala bateu João Mário com uma finta de corpo e passou Zé Pedro na velocidade, cruzando para Iván Fresneda fazer o primeiro do encontro, ao minuto 42.
Os leões adormeceram na segunda parte, fruto de um enorme cansaço do plantel. No entanto, Conrad Harder, de bicicleta e Quenda, na cara de Diogo Costa, tiveram oportunidades para aumentar a vantagem, que não chegou a surgir. O primeiro penálti sonegado deu-se ao minuto 73, com Tiago Djaló a agarrar ostensivamente Viktor Gyokeres.
O Porto viria a chegar ao empate, por intermédio de Danny Namaso, aos 90+4'. Apesar do balde de água fria, o Sporting foi para cima do oponente e voltou a ver uma grande penalidade ignorada por João Pinheiro. Zé Pedro rasteirou Quenda e o juiz, mesmo depois de ouvir o VAR, deu pontapé de canto. Na sequência da jogada, Matheus Reis foi expulso por protestos e Ousmane Diomande também viu cartão, após teatro de Fábio Vieira, que se queixou de uma cabeçada inexistente.
De momento, os comandados de Rui Borges seguem na liderança da Liga Portugal Betclic com 51 pontos conquistados. O Benfica é segundo, com 44 e menos um jogo. O Porto fecha o pódio, com 43 pontos, menos oito que os verdes e brancos.