Conheça o historico entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha e jogadores que se destacaram pelo Tricolor após os confrontos. | OneFootball

Conheça o historico entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha e jogadores que se destacaram pelo Tricolor após os confrontos. | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: SPFC 24 Horas

SPFC 24 Horas

·25 January 2026

Conheça o historico entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha e jogadores que se destacaram pelo Tricolor após os confrontos.

Article image:Conheça o historico entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha e jogadores que se destacaram pelo Tricolor após os confrontos.

Ao longo das edições da Copinha, o torneio reserva bons duelos durante todo o certame, sejam eles clássicos, duelos entre times aleatorios. Ou também existem aqueles confrontos tradicionais no futebol brasileiro, nas quais as equipes são conhecidas por bons jogos ao longo dos anos, com as equipes frequentando a prateleira mais alta do desporto no Brasil.

Portanto, falaremos sobre os duelos entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha, duelos muito equilibrados em que os clubes revelaram muitos jogadores não somente para o futebol brasileiro, mas também para o futebol mundial. Pois além disso, citaremos jogadores que se destacaram pelo Tricolor, entretanto atuaram na Copinha ou pelo clube mineiro, ou pelo São Paulo em confronto entre os dois clubes.


OneFootball Videos


Histórico

No confronto direto entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha, o Tricolor leva vantagem sobre o clube mineiro. Em 8 jogos disputados, o clube paulista levou a melhor em 5 vezes, contra 2 empates e apenas 1 vitória do Cruzeiro. Entretanto, vale destacar que os clubes já se enfrentaram em uma decisão da competição onde o Cruzeiro levou a melhor sobre o São Paulo.

1997 – São Paulo vence por 2 a 1 e elimina o Cruzeiro nas oitavas de final da Copinha.

2002 – Cruzeiro vence por 1 a 0 e elimina o São Paulo nas quartas de final da Copinha.

2007 – Após empate no tempo normal em 1 a 1, Cruzeiro vence o São Paulo nos pênaltis por 6 a 5 e conquista sua primeira Copinha.

2010 – São Paulo vence por 2 a 1 e elimina o Cruzeiro nas quartas de final da Copinha.

2018 – São Paulo vence por 1 a 0 e elimina o Cruzeiro nas oitavas de final da Copinha.

2019 – Após empate no tempo normal em 1 a 1, São Paulo vence o Cruzeiro nos pênaltis por 6 a 5, avançando a semifinal.

2022 – São Paulo vence por 2 a 1 e elimina o Cruzeiro nas quartas de final da Copinha.

2025 – São Paulo vence por 3 a 1 e elimina o Cruzeiro nas quartas de final da Copinha

Ultimo jogo

Pois em 2025, no ano em que conquistou o pentacampeonato, o São Paulo eliminou o Cruzeiro nas quartas de final da Copinha. Entretanto, com gols de Ryan Francisco (2x) e Lucas Ferreira, o Tricolor Paulista venceu o clube mineiro por 3 a 1, avançando a semifinal do torneio, pois na sequencia viria a conquistar a competição pela quinta vez.

Jogadores que se destacaram

Entre um confronto e outro, houveram jogadores que se destacaram e destacam até hoje no Tricolor, após duelo entre São Paulo e Cruzeiro na Copinha. Pois jogadores que chegaram a nível mundial, além de ajudarem em conquistas recentes, estiveram em duelos entre as equipes na competição.

Rafael

Portanto, o caso mais emblemático dos jogadores que citaremos abaixo. Pois o arqueiro era o titular do Cruzeiro na edição de 2007, quando após empate em tempo normal em 1 a 1, o Cruzeiro venceu o São Paulo nos pênaltis por 6 a 5 e conquistou sua primeira Copinha. O goleiro subiu ao profissional do Cruzeiro e permaneceu no clube por 12 anos, onde fez 112 jogos. Na sequencia, foi para o rival Atlético MG, onde permaneceu por 3 anos, fazendo apenas 31 jogos.

Portanto, em 2023, o arqueiro chega ao São Paulo, onde auxiliou na conquista da Copa do Brasil (2023) e na Supercopa do Brasil (2024). Este ultimo, o goleiro foi fundamental, pois após empate em 0 a 0 no tempo normal contra o Palmeiras, Rafael defendeu dois pênaltis do rival e ajudou o Tricolor a conquistar o torneio.

Lucas Moura

Em 2010, o São Paulo venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 1, nas quartas de final daquela edição da Copinha. A epoca, ainda chamado de Marcelinho, o jogador foi fundamental na vitória do Tricolor sobre o clube mineiro, pois foi ele quem fez o gol do triunfo que levou o São Paulo a semifinal da competição, que posteriormente ainda viria a conquistar o tricampeonato do torneio.

Após a Copinha, Lucas foi integrado no profissional e ficou no clube até o fim de 2012, quando ainda auxiliou o São Paulo a vencer a Sul Americana em 2012. Entretanto, foi vendido ao PSG, onde lá permaneceu até 2018. Na sequencia de sua carreira, foi vendido ao Tottenham, onde ficou até abril de 2023. Entretanto, ainda em 2023, o jogador acertou seu retorno ao São Paulo, onde foi peça fundamental na conquista da Copa do Brasil em 2023.

Rodrigo Nestor

Hoje no Bahia, Nestor foi importante na conquista do titulo da Copinha 2019. No duelo contra o Cruzeiro, nas quartas de finais, o meia foi titular e permaneceu até o final do segundo tempo, quando deu lugar a Cassio. Entretanto, antes de chegar ao time principal, o meia disputou a Copinha 2020, onde o Tricolor chegou até as quartas de finais. Portanto, logo na sequencia foi promovido ao time principal, ganhando suas primeiras chances com Fernando Diniz.

Porém o auge do jogador no São Paulo foi em 2022 e 2023, onde se consolidou como uma das principais peças do elenco tricolor. Pois disputou 62 partidas, marcando 8 gols e dando 11 assistências, ao longo do primeiro ano. Já no segundo ano, Nestor fez 54 jogos, com 2 gols e 7 assistências, sendo decisivo na final da Copa do Brasil, sendo o herói e marcando o gol do titulo inédito do São Paulo na competição.

View publisher imprint