Coordenadores da CBF, Rodrigo Caetano e Juan Santos fazem visita ao CT do New York City | OneFootball

Coordenadores da CBF, Rodrigo Caetano e Juan Santos fazem visita ao CT do New York City | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·11 July 2025

Coordenadores da CBF, Rodrigo Caetano e Juan Santos fazem visita ao CT do New York City

Article image:Coordenadores da CBF, Rodrigo Caetano e Juan Santos fazem visita ao CT do New York City

Nesta sexta-feira, Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF, e Juan Santos, coordenador técnico da Seleção, realizaram uma visita ao Etihad City Football Academy New York, Centro de Treinamento do New York City. O objetivo foi conhecer a estrutura e as instalações do local como parte do planejamento da CBF para a Copa do Mundo de 2026.

Sérgio Dimas, supervisor geral da CBF, e Guilherme Passos, fisiologista, também estiveram nos Estados Unidos para avaliar e selecionar possíveis centros de treinamento e acomodações para a delegação brasileira.


OneFootball Videos


A CBF já levantou diversas opções que podem servir de base para a Seleção durante a Copa do Mundo, que será realizada na América do Norte, com jogos no Canadá, Estados Unidos e México. Esta será a primeira edição do torneio com a participação de 48 seleções.

O foco das visitas é garantir condições ideais para a equipe: gramados de qualidade, hotéis adequados, logística eficiente, além de reduzir ao máximo os impactos do fuso horário e outros fatores que possam beneficiar o rendimento dos jogadores.

Para Rodrigo Caetano, oferecer a melhor estrutura possível para atender às demandas da Seleção é prioridade.

“Uma Copa do Mundo se ganha e se perde dentro e fora de campo. Nosso trabalho é planejar, identificar todas as possibilidades e estar atentos a todos os detalhes, para que no período da Copa tudo corra rigorosamente conforme o desejo da comissão técnica do Carlo Ancelotti. E também dar as melhores condições para os atletas, não só no período da disputa, mas também naquele período preparatório da última data Fifa de junho”, disse.

Mundial de Clubes

Rodrigo Caetano e Juan Santos estão em solo americano desde a semana passada acompanhando as etapas finais do Mundial de Clubes. Eles assistiram aos jogos do Fluminense e do Palmeiras nos estádios e elogiaram o desempenho dos times brasileiros na competição.

“Foi muito importante para o futebol brasileiro o bom desempenho dos nossos representantes. Isso mostra que temos bons trabalhos feitos na parte de gestão e planejamento, sem falar nos ótimos profissionais que compõem as comissões técnicas e nas boas estruturas de cada clube, permitindo competir em pé de igualdade com outras equipes, sobretudo com os gigantes europeus”.

Além de observar os atletas nacionais, a competição também serviu para estreitar laços com a FIFA e aprofundar o conhecimento sobre a organização do evento nos Estados Unidos, já pensando na Copa do Mundo do ano que vem.

“É fundamental que a gente entenda a competição nos Estados Unidos, pois muito do que vimos aqui agora será colocado em prática em 2026, sabendo que México e Canadá também sediarão o evento. Questões como os estádios, a logística, os deslocamentos, o clima, as estruturas das cidades, condições de hospedagem e treinamento, enfim, uma gama enorme de informações e detalhes que serão analisados e trabalhados por nós, sempre visando o que for melhor para a Seleção Brasileira”, afirmou Caetano.

O coordenador técnico, Juan Santos, também acompanhou de perto as partidas do Mundial e se disse satisfeito com o nível mostrado pelos clubes brasileiros.

“Pudemos acompanhar todos os jogos da primeira fase pela televisão e depois pessoalmente, nos estádios. Foi muito bom perceber o respeito que os demais países têm pelo futebol brasileiro e a maneira como os times se enfrentaram. Também foi importante observar mais de perto os jogadores, o desempenho técnico, os confrontos entre escolas diferentes, para entender o que tem sido feito nos grandes clubes que participaram da Copa”, destacou.

Desejo da CBF

O presidente da CBF, Samir Xaud, também esteve nos Estados Unidos para prestigiar o Mundial de Clubes e acompanhar os times brasileiros. Ele assistiu ao empate sem gols entre Palmeiras e Porto, em Nova Jersey, ocasião em que se encontrou com a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Durante sua estadia, Samir participou da Cúpula Executiva de Futebol da FIFA 2025, em Miami, entre os dias 19 e 21 de junho, reunindo-se com dirigentes de federações internacionais e de clubes para debater iniciativas conjuntas em prol do desenvolvimento do futebol.

Em encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, Samir manifestou interesse em trazer a Copa do Mundo de Clubes de 2029 para o Brasil — proposta bem recebida por Infantino.

“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, apontou.

A final do torneio também contará com a presença do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que desembarca nesta sexta-feira em Nova York para acompanhar a decisão.

View publisher imprint