
Gazeta Esportiva.com
·8 August 2025
Corinthians alavanca Fiel Torcedor e escancara desvio de ingressos pré-facial; veja números

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·8 August 2025
A implementação do sistema de biometria facial causou uma dúvida na cabeça de torcedores do Corinthians. O clube reduziu consideravelmente o cambismo, liberou um maior volume de ingressos na plataforma Fiel Torcedor e até viu a renda aumentar, mas a média de público diminuiu. A diretoria alvinegra, no entanto, não se preocupa com a queda no número de torcedores presentes na Neo Química Arena.
O Timão teve um público inferior a 40 mil pessoas nos três jogos disputados no estádio pelo Brasileirão depois da pausa para o Mundial, contra Bragantino, Cruzeiro e Fortaleza. O poder de arrecadação, porém, não caiu. A renda obtida nas três partidas, em média, girou em torno de R$ 2,3 milhões.
O Corinthians mobilizou funcionários da área de tecnologia e marketing para levantar dados e entender o caso. Ao investigar números da gestão Augusto Melo, afastado da presidência desde o dia 26 de maio, a diretoria interina de Osmar Stabile identificou anormalidades na forma como os ingressos eram distribuídos.
CORTESIAS NÃO JUSTIFICADAS
A Neo Química Arena possui, ao todo, 82 camarotes corporativos entre entre os andares cinco e seis. Conforme apurou a Gazeta Esportiva, em estudo realizado pelo clube, foram encontrados, de imediato, oito camarotes que, até então, não estavam sendo comercializados e eram utilizados pela diretoria anterior para distribuição de cortesias não justificadas.
Sob a nova gestão, os espaços passaram a ser disponibilizados para comercialização. O Corinthians já recebeu oito propostas para negociar a utilização dos camarotes até o fim de 2026.
(Foto: Divulgação/CBF)
Já através de um mapeamento de cadeiras do estádio, o Timão detectou que ao menos 537 cadeiras no setor Oeste Inferior não seguiam as regras do plano “Minha Cadeira”. Foi identificado, ainda, que essas cadeiras estavam sendo usadas para outros fins, inclusive indo parar nas mãos de cambistas. O destino dos lugares “vazios” era determinado de maneira avulsa, sem um plano contratado, seguindo critérios estabelecidos pela gestão anterior.
O Corinthians já identificou 180 cadeiras do setor Oeste Inferior Central que estão aptas a serem comercializadas e serão colocadas à venda a partir do próximo dia 15 de agosto.
Já o Camarote Fielzone precisou devolver cerca de 500 ingressos para o setor Oeste. Durante o primeiro ano do mandato de Augusto Melo, o camarote operou com um excedente de cerca de 600 a 700 ingressos, sem que houvesse qualquer aditivo firmado entre as partes.
DERBY EVIDENCIA DIFERENÇA
No último dia 30 de julho de 2025, o Corinthians enfrentou o Palmeiras pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Nas redes sociais, torcedores compararam dados entre este clássico e o Derby, disputado entre as mesmas equipes, em 4 de de novembro de 2024, pelo Campeonato Brasileiro.
Chamou atenção o fato de que, embora os públicos tenham sido semelhantes, houve uma diferença significativa de arrecadação.
Em 2024, com 46.085 pagantes, a renda bruta foi de R$ 2.514.796,00, enquanto em 2025, com 45.527, alcançou R$ 3.369.505,50, representando um acréscimo de R$ 854.709,50. Esse aumento corresponde a um crescimento de aproximadamente 25% na renda bruta.
POR QUE A RENDA AUMENTOU?
Alguns fatores ajudam a explicar os motivos que levaram ao aumento da renda. No clássico de 2025, por exemplo, o clube identificou uma queda de 56% (1.040) dos ingressos concedidos como “cortesia”.
Já na partida de 2024, o Camarote Fielzone recebeu, por decisão da diretoria da época, um total de 770 ingressos destinados ao setor “Oeste Inferior Corner”, quantidade média de 400 unidades acima do que era praticado no ano anterior. O camarote contava com uma carga total de 1 mil bilhetes disponíveis para comercialização, sem obrigação de aquisição. Caso não vendidos, as entradas retornavam à plataforma oficial de venda.
O número de ingressos vendidos como “inteiras” (público geral, sem descontos) também aumentou consideravelmente. No Derby de 2024, apenas 196 bilhetes foram comercializados desta forma. Já no clássico mais recente contra o Palmeiras, foram 4.387, resultando em uma arrecadação de R$ 605.950,00.
Neste ano, em apenas oito partidas houve mais de mil entradas vendidas como inteiras. Com a facial, nos três jogos pelo Brasileirão, os números saltaram para, em média, 7,2 mil. Foram 6.898 contra o Bragantino, 7.570 contra o Cruzeiro e 7.149 diante do Fortaleza, evidenciando que torcedores comuns, fora do Fiel Torcedor, têm tido um maior acesso às partidas da equipe.
(Foto: José Manoel Idalgo/Corinthians)
Além disso, os ingressos que anteriormente estavam vinculados a logins internos do clube eram, em sua maioria, repassados como cortesias ou com valores promocionais. Quando comercializados, os valores cobrados, na melhor das hipóteses, eram equivalentes aos praticados no Fiel Torcedor, o que gerava concorrência direta com os associados que contribuem mensalmente para ter acesso aos benefícios e descontos oferecidos pelo programa.
Com a devolução desses ingressos à plataforma do Fiel Torcedor, torcedores que anteriormente não conseguiam adquirir entradas passaram a ter acesso direto à compra, eliminando a necessidade de recorrer a cambistas. O valor integral pago pelo site, ainda, passou a ser revertido exclusivamente ao clube
Segundo disse o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, em coletiva de imprensa concedida no último dia 1º de agosto, 8.200 ingressos estavam sendo distribuídos de maneira irregular na gestão Augusto Melo.
O Corinthians, desde o início da gestão interina de Osmar Stabile, conduzia internamente essa investigação para apurar o destino da carga de ingressos anteriormente bloqueada. Como publicou a Gazeta Esportiva em meados de março deste ano, com exclusividade, o clube virou alvo de investigação da Polícia Civil de São Paulo por uma eventual facilitação e participação de dirigentes e funcionários da antiga diretoria no repasse ou na venda combinada com grupos de cambistas.
CRESCIMENTO DO FIEL TORCEDOR
Anteriormente, aproximadamente 65% dos bilhetes eram destinados ao Fiel Torcedor, incluindo os planos Minha Torcida e Minha Cadeira. Contudo, com o controle mais rígido da atual gestão, mais de 4.500 ingressos foram devolvidos ao programa, elevando o índice para mais de 80% da carga total da Neo Química Arena.
Esse fato ajudou a alavancar o programa de forma expressiva. Mais de 17 mil novos torcedores aderiram ao Fiel Torcedor, atingindo a marca de 70 mil planos adimplentes (aumento de 35% em um mês). Neste período, mais de 25 mil torcedores que não fazem parte do plano puderam adquirir ingressos por meio da plataforma oficial.
CONCILIAÇÃO AUTOMÁTICA
Historicamente, aproximadamente 10% dos bilhetes por partida (cerca de 4.500 entradas) eram comercializados por fora do programa Fiel Torcedor. Os ingressos eram pagos manualmente via Pix pelo torcedor, e o valor ia diretamente para uma conta bancária do clube.
Estas entradas, que eram gerenciados por logins específicos e obedeciam critérios da diretoria, expunham o Timão a alguns problemas, como o alto volume de trabalho manual, dificuldades na conciliação de pagamentos, demora de 15 a 30 dias para a conciliação ser finalizada, além de riscos significativos de fraudes e inconsistências.
Uma solução encontrada pela diretoria atual foi a implementação de um novo processo de compra centralizado no próprio site do Fiel Torcedor, eliminando transações externas e garantindo a conciliação automática em tempo real.
Nos últimos quatro jogos da equipe, 99,8% das compras foram realizadas diretamente pela plataforma oficial do clube, aumentando a segurança e a rastreabilidade das transações.
O QUE DIZ STABILE
A Gazeta Esportiva entrou em contato com o presidente interino Osmar Stabile e o questionou sobre as mudanças nos critérios de venda de ingressos para jogos do Corinthians e a queda de público. Em nota enviada à reportagem, o mandatário valorizou os números obtidos pela gestão e disse não se preocupar com a diminuição da quantidade de torcedores no estádio. Veja abaixo:
“Acompanho com atenção o programa Fiel Torcedor e com satisfação os resultados imediatos que conseguimos após o início da implementação da nova política de ingressos e da tecnologia da biometria facial, que atingiu recentemente 290 mil cadastros em sua base.
A queda momentânea no número de torcedores nos primeiros jogos com a nova tecnologia não nos causou preocupação, uma vez que as receitas se mantiveram estáveis, mesmo com a diferença de publico.
Também devolvemos à plataforma do Fiel Torcedor cerca de quatro mil ingressos bloqueados anteriormente. Registramos um aumento de mais de 20 mil adimplentes no programa, e mais de 25 mil torcedores comuns que conseguiram comprar ingressos direto na nossa plataforma, dificultando o cambismo e demonstrando o enorme potencial de crescimento de nossa base de associados.
Não interessava ao Corinthians um público fictício composto por muitos milhares de ingressos dados como cortesia ou meia entrada e que inibia o crescimento de nosso programa.
Receitas recorrentes, com torcedores satisfeitos por serem atendidos por critérios claros e justos é o único caminho para um programa do tamanho da Fiel”.