
Central do Timão
·28 March 2025
Corinthians conquista sexto título em 11 anos de história com a Neo Química Arena

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·28 March 2025
O Corinthians foi campeão paulista e encerrou um jejum de seis anos sem levantar taças. A conquista não podia ser mais especial: contra o maior rival Palmeiras e dentro da Neo Química Arena, a Casa do Povo, que já viu outros títulos e chegou ao sexto campeonato conquistado em 11 anos de história.
A história da Arena começou em 2014, somando 373 jogos, 218 vitórias e 601 gols a favor. Foram 105 empates, sendo o último que garantiu o título paulista para o Timão. Apesar da inauguração há 11 anos, o primeiro título foi acontecer apenas em 2015, no Brasileirão daquele ano.
Foto: Sam Robles/Ag. Paulistão
Na ocasião, o Corinthians foi campeão no jogo anterior, em São Januário, mas levantou a taça na Neo Química Arena, após um sonoro 6 x 1 diante do São Paulo com os jogadores reservas. O próximo título viria dois anos depois, com um Paulistão que encerrou um jejum de quatro anos sem estaduais.
O ano de 2017 começou com pouca esperança, quando o Timão era chamado de quarta força do estado. Contudo, Carille foi cirúrgico no esquema e levou o Paulistão eliminando São Paulo e batendo a Ponte Preta na final, também no gramado na Neo Química Arena, após empatar em 1 x 1.
Na mesma temporada, o Time do Povo fez um primeiro turno impecável no Brasileirão e conquistou o sétimo Brasileirão em sua história – o último até o momento. A taça foi levantada após o empate diante do Atlético-MG, mas o título foi garantindo após vitória contra o Fluminense, também na Neo Química Arena.
Poucos meses depois, em 2018, mais uma conquista especial. A final do Paulistão naquele ano foi um Derby, mas com a ida em Itaquera. O Palmeiras venceu o primeiro jogo, mas o Corinthians empatou o confronto na volta e, nos pênaltis, levantou a taça no Allianz Parque. Este foi o único torneio que a taça não foi levantada na Arena.
O título que antecedeu o jejum aconteceu em 2019, também pelo Paulistão. A conquista de número 30 do estadual foi diante do São Paulo, após vitória por 2 x 1 no Majestoso e selar o tricampeonato estadual, algo que aconteceu mais três vezes na história do clube.
Na última quinta-feira, 27, o título que encerrou o jejum. O empate por 0 x 0 garantiu a 31ª conquista do estadual na história, com mais um jogo sendo decidido na Neo Química Arena. Desta vez, a torcida também teve oportunidade de levantar a taça, que foi entregue pelos jogadores na volta olímpica.
A campanha no Paulistão foi praticamente impecável, com apenas uma derrota, mas teve percalços no meio do caminho ao contar outras competições. Antes da semifinal, o clube teve que assimilar uma eliminação precoce na Libertadores, mas não se abateu e eliminou o Santos.
Na final, contou com as estrelas de Yuri Alberto e Hugo Souza, no primeiro e no segundo jogo, respectivamente. O atacante fez o gol do título na ida, enquanto o goleiro defendeu um pênalti na Neo Química Arena.
Veja mais: