oGol.com.br
·6 February 2026
Coritiba surpreende no Mineirão, vence a primeira no Brasileirão e mantém Cruzeiro em má fase

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6 February 2026

O Coritiba quebrou um tabu de 22 anos nesta quinta-feira (05). O Coxa Branca foi até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, que também vinha de derrota na estreia. A Raposa saiu na frente, mas a equipe paranaense foi letal, virou a partida, se defendeu na segunda etapa e venceu a primeira em seu retorno ao Brasileirão. 2 a 1.
As equipes voltam a campo no fim de semana pelos estaduais. O Coxa recebe o Cianorte no domingo (08) e o Cruzeiro joga no mesmo dia contra o América, também em casa.
O Cruzeiro começou ditando o ritmo da partida dentro de casa. A Raposa controlava o Coxa, que tinha muita dificuldade para criar e buscava sair nos contragolpes em velocidade. Apesar do domínio das ações, o Cabuloso não teve tantas chances claras.
A primeira chegada de perigo, e única na primeira etapa, foi logo o gol. Aos 19 minutos, Matheus Pereira foi acionado na área pela direita, deu lindo drible em Willian Oliveira, deixou o marcador no chão e bateu colocado buscando o ângulo, sem chances para Pedro Morisco.
A equipe paranaense manteve firme sua vontade de assustar nos contra-ataques em velocidade. Não foi em velocidade e nem em contragolpe, mas o Coxa empatou ainda no primeiro tempo: nos acréscimos, Sebastian Gómez levantou na segunda trave e Bruno Melo ajeitou ao meio para Lavega, que completou ao gol vazio.
Para a segunda etapa, o Coritiba ajeitou as questões que tinha no meio campo e foi superior taticamente. Ainda apostando nos contragolpes, os comandados de Seabra chegaram ao segundo. Ronier recebeu direto de Morisco e serviu Breno Lopes, que driblou Cássio e rolou ao gol, para virar.
Em resposta, os comandados de Tite se postaram todos no ataque e trocavam passes para encontrar espaços na defesa adversária. Porém, apesar de colocar todos os jogadores no setor ofensivo, o Cabuloso não criou grandes chances, com exclusão ao chute cruzado de Christian. Fato é que o Coritiba foi superior taticamente na segunda etapa e fez por merecer a vitória, com uma defesa bem armada e um contra-ataque letal. 2 a 1.
Lucas Ronier (Coritiba): Lucas Ronier foi um dos pilares dessa vitória do Coritiba sobre o Cruzeiro. O "piá do Couto" deu a assistência no segundo gol e foi a principal válvula de escape dos comandados de Seabra, hora pelo lado direito, hora pelo esquerdo.
Matheus Pereira (Cruzeiro): Matheus Pereira foi quem mais tentou criar no time do Cruzeiro. O meia marcou o primeiro tento e, na segunda etapa, recuava constantemente entre os zagueiros e volantes para ajudar na transição. Era aí que faltava qualidade na entrada, onde o 10 deveria estar.
Tinga (Coritiba): Além de ser um pilar defensivo, Tinga soube explorar muito bem os pontas com lançamentos e, também, construir o jogo quando necessário. Fez parte de um sistema defensivo impecável montado por Fernando Seabra.
William Furtado (Cruzeiro): William foi destaque negativo do Cruzeiro nesta noite. Vindo de críticas no clássico, o lateral teve espaços pela direita, mas errou muitos cruzamentos e não ajudou ofensivamente. Defensivamente também deixou a desejar, como foi no lance do gol.

O CRUZEIRO ESTÁ DEFINIDO!
Cássio, William Furtado, João Marcelo, Fabrício Bruno, Kaiki, Gerson, Lucas Romero, Christian, Matheus Pereira, Keny Arroyo, Kaio Jorge

E O CORITIBA TAMBÉM ESTÁ ESCALADO!
Pedro Morisco, Tinga, Tiago Coser, Maicon, Bruno Melo, Willian Oliveira, Sebastián Gómez, Lucas Ronier, Joaquín Lavega, Breno Lopes, Pedro Rocha
1':

TÁ VALENDO!
19':

GOL Cruzeiro! Matheus Pereira marca
Matheus Pereira marca o seu 1º gol na competição (2 jogos):
TACADA DE MESTRE DE MATHEUS PEREIRA! Depois de jogada pela direita, Lucas Romero liga Matheus Pereira na área. Meia invade pela direita, deixa Willian Oliveira no chão, ajeita para a canhota e bate colocado, para mandar na bochecha da rede, sem chances para Pedro Morisco. Golaço da Raposa
45':

GOL Coritiba! Joaquín Lavega marca
Joaquín Lavega marca o seu 1º gol na competição (2 jogos):
TRIANGULAÇÃO INVEJÁVEL! Sebástian Gómez é acionado na entrada, ajeita para a canhota e levanta na segunda trave. Bruno Melo entra nas costas da zaga e aparece livre na segunda trave, para ajeitar ao meio, onde Lavega, livre, completa ao fundo das redes
53':

GOL Coritiba! Breno Lopes marca
Breno Lopes marca o seu 1º gol na competição (2 jogos):
CONTRA-ATAQUE DE ALMANAQUE! Morisco repõe bola longa e encontra Ronier no círculo central, que domina com estilo e liga Breno Lopes entre os zagueiros. João Marcelo não corta, Breno domina a posse, invade a área, dribla Cássio e empurra ao gol aberto. Vira, vira, virou!
64':

QUASE O TERCEIRO!
Vini Paulista recupera pela direita, arranca em contragolpe, chega na entrada e serve Breno Lopes, pela esquerda. Atacante invade a área e, cara a cara com Cássio, manda sobre o gol
90 +6':

PASSOU PERTO!
Matheus Henrique encontra Christian entre os zagueiros, que gira e bate firme cruzado, mas manda rente ao poste. Morisco só fica olhando
90 +9':

FIM DE JOGO NO MINEIRÃO!
Melhor em campo:

Breno Lopes (BRA) foi considerado o melhor jogador em campo.








































