Crespo vê São Paulo colher frutos em clássico e valoriza série positiva: “Temos que aproveitar o momento” | OneFootball

Crespo vê São Paulo colher frutos em clássico e valoriza série positiva: “Temos que aproveitar o momento” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·1 February 2026

Crespo vê São Paulo colher frutos em clássico e valoriza série positiva: “Temos que aproveitar o momento”

Article image:Crespo vê São Paulo colher frutos em clássico e valoriza série positiva: “Temos que aproveitar o momento”

O técnico Hernán Crespo gostou do que viu do São Paulo na vitória por 2 a 0 sobre o Santos na noite deste sábado, no Morumbis, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. No entendimento do treinador, o Tricolor está colhendo frutos do trabalho e também do rodízio promovido neste início de temporada, que sempre foi bancado pela comissão técnica.

“Eu falei contra o Palmeiras. Tivemos um resultado adverso, mas vi coisas interessantes. Ainda estamos em janeiro, aconteceu e pronto, não passou um mês, jogamos contra Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo. Muitas vezes, para engrenar, ter equilíbrio emocional e físico, precisa de tempo. Claro, uma vitória contra o Flamengo cria sensações boas, então temos que aproveitar o momento. Mas acho que é natural, normal, com o jeito que o grupo trabalha, com a união que eles têm. Eu sabia que, antes ou depois, o São Paulo iria começar a jogar assim durante os jogos. Está acontecendo e ficamos felizes”, afirmou Crespo.


OneFootball Videos


O comandante também avaliou que o elenco ainda não atingiu o auge físico, mas que esta será a missão para os próximos jogos. O São Paulo, vale lembrar, promove um rodízio entre os atletas neste início de temporada para evitar sobrecargas e eventuais lesões.

“Muitas vezes, os sentimentos, os estímulos chegam sozinhos. Os jogadores sempre trabalharam bem, quem chega rapidamente à forma, e quem precisa de um pouco mais. Falei desde o primeiro dia, temos que tentar equilibrar fisicamente todo o elenco. Por característica, alguns chegam mais rapidamente, enquanto outros precisam de um pouco mais de tempo. O trabalho vai desse jeito”, analisou o comandante.

Mudanças táticas na segunda etapa

O São Paulo foi superior ao Santos no primeiro tempo e ficou perto de abrir o placar, mas foi para o intervalo com o zero no placar. Ainda viu Gabriel Menino, do Santos, ser expulso aos 36 minutos. Na volta para o segundo tempo, Crespo promoveu duas mudanças e tornou a equipe mais ofensiva, com as entradas de Lucas e Wendell nas vagas de Enzo Díaz e Sabino.

“Muitas vezes dá certo, muitas vezes não. Durante o jogo, temos que tentar. Acho que as mudanças do segundo tempo são frutos do que aconteceu em outros momentos, ainda com resultados não positivos, mas tínhamos coisas para tentar e fazer. O Paulistão tem sido uma pré-temporada, tenho que entender como podemos jogar, para deixar os jogadores confortáveis, e ao mesmo tenho a experiência de jogar de outros jeitos. Em um mês, colocamos todo o material que fizemos durante esse momento. No segundo tempo, as mudanças foram familiares, normais, não era uma coisa nova, porque já tínhamos feito antes”, explicou o comandante.

Foi justamente com as mudanças que o São Paulo marcou os dois gols no clássico. O primeiro saiu dos pés de Tapia, após jogada de Lucas e um bate e rebate dentro da área. Já o segundo gol veio de um passe de Marcos Antônio para Luciano, que bateu de primeira e superou Brazão.

“Quando o Santos fica com 10, eles começam a defender no 4-4-1, tínhamos que mudar e colocar amplitude, mas ao mesmo tempo, muitas jogadas entrelinhas. Colocamos Lucas, tínhamos Luciano sempre ameaçante, Tapia, com Danielzinho e Marcos. Os três zagueiros para movimentar a bola e gerar desgaste neles, e deu certo. Mas o que é interessante é que não foi algo novo para eles. Para chegar nesse momento, passamos por momentos difíceis. Acreditar no trabalho que podemos fazer com o que o calendário permite. Muitas vezes, precisamos de dia de treino para tentar isso. Sem tempo, temos que tentar em jogos oficiais e nos adaptar”, disse Crespo.

Melhor público no Morumbis em 2026

O São Paulo ainda registrou seu maior público do ano até o momento na vitória sobre o Santos. A torcida tricolor entendeu a importância do confronto para as pretensões da equipe no Estadual e compareceu em peso no Morumbis. Ao todo, 49.605 pessoas estiveram presentes nas arquibancadas do estádio, o que foi celebrado por Crespo.

“50 mil pessoas foi legal demais. Muita felicidade, muito contente por isso. Fico feliz de ver o Morumbis com esse público, em união com o grupo, com os jogadores. [Os torcedores] voltam para casa felizes, cantaram o tempo todo, e os jogadores responderam a confiança que o torcedor depositou neles. O Morumbis tem uma atmosfera especial. E quando estamos todos unidos, é difícil jogar contra o São Paulo. É difícil”, finalizou o técnico.

Situação na tabela

Com o resultado, o São Paulo se desgarrou do Z2 do Campeonato Paulista e reagiu após três rodadas consecutivas sem vitórias – eram um empate e duas derrotas. O Tricolor subiu na tabela e pulou para a 11ª colocação, chegando aos sete pontos e igualando a pontuação do Primavera, primeiro time dentro da zona de classificação ao mata-mata neste momento.

Próximos jogos do São Paulo

  1. Santos x São Paulo (segunda rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 04/02 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
  3. Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
  1. São Paulo x Primavera (sétima rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 07/02 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
View publisher imprint