oGol.com.br
·5 February 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·5 February 2025
Se você nasceu no dia 5 de fevereiro provavelmente já aproveitou para se gabar de festejar o aniversário numa data incrivelmente especial para o futebol contemporâneo.
A data é comemorada por nomes como Cesare Maldini, ex-jogador e treinador italiano, Gheorghe Hagi, ídolo da seleção romena, o argentino Carlos Tévez, ex-Corinthians, entre outros. Mas dois craques contemporâneos dominam os holofotes hoje: Cristiano Ronaldo e Neymar.
O craque português comemora seus 40 anos em plena forma, ainda em busca dos mil gols. Sete anos mais novo, Neymar chega aos 33 anos buscando um recomeço da carreira vestindo a camisa do time que o revelou, o Santos.
Cristiano soma 923 gols na carreira, com uma incrível média de 0,73 por partidas. Apesar da idade - que já é bem além do fim da linha para quase todos os jogadores profissionais - o camisa 7 faz uma temporada com 30 jogos e 28 gols pelo All Nassr e pela seleção portuguesa.
Enquanto Cristiano Ronaldo desafia o tempo, Neymar luta para recuperar seus momentos de glória no futebol.
De volta ao futebol brasileiro, Neymar deve fazer hoje sua reestreia com a camisa santista, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro. Mas ainda com limitações.
Neymar não joga uma partida desde 4 de novembro do ano passado, quando ficou em campo por menos de 30 minutos pelo Al Hilal contra o Esteghlal Tehran, pela Champions League da Ásia.
Desde que sofreu uma ruptura no joelho em outubro de 2023, a serviço da seleção brasileira, Neymar ficou menos de uma hora em campo, e não sabe o que é marcar um gol desde setembro de 2023, também em jogo do Brasil.
Apesar dos últimos tempos não refletirem o brilho do talento de Neymar, os números da carreira mostram sua qualidade: foram 439 gols em 719 jogos, uma média de 0,61 por jogo.
Se Cristiano Ronaldo vive um momento melhor que Neymar mesmo com sete anos a mais nas pernas, quando olhamos para o português aos 33 anos a diferença é ainda maior.
Ao comemorar 33 anos, o camisa 7 ainda estava no Real Madrid, completando uma temporada com 44 gols e 7 assistências em 44 jogos, tendo sido eleito o melhor jogador do mundo pela última vez alguns meses antes.
Foi neste mesmo 2018 que ele se transferiu para a Juventus, da Itália, e, para muitos, foi injustiçado ao não ser mais uma vez escolhido como o melhor do ano.
Neymar e Cristiano Ronaldo também compartilham outras caracteristicas: ambos são os maiores artilheiros da história de suas seleções e sonham com a Copa do Mundo de 2026
Pela seleção brasileira, Neymar tem 79 gols em 128 jogos, deixando ninguém menos do que Pelé para trás na estatística. O santista ostenta a média de 0,62 gol por jogo.
Já Cristiano não se limita à ser apenas o maior artilheiro de Portugal. Com 135 gols marcados em 217 jogos (0,62 por jogo), ele é também o maior artilheiro da história quando o assunto é futebol de seleções.
Dentro de um ano, quando ambos estiverem novamente diante de um bolo de aniversário, o pedido certamente será uma vaga entre os escolhidos para o mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.
Live