Jogada10
·28 June 2026
Davies deve estrear pelo Canadá contra a África do Sul

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·28 June 2026

Alphonso Davies deve reforçar o Canadá na fase de mata-mata da Copa do Mundo. O lateral do Bayern de Munique se recuperou de uma lesão muscular sofrida em maio e, agora, está à disposição de Jesse Marsch para enfrentar a África do Sul neste domingo (28), em Los Angeles, Estados Unidos. Ainda assim, o treinador não revelou se o principal jogador canadense começará como titular ou no banco.
A possível estreia chega em um momento histórico para o Canadá. Afinal, a seleção avançou pela primeira vez para a segunda fase de uma Copa. Além disso, o time disputou a fase de grupos em casa, com jogos em Toronto e Vancouver, e recebeu forte apoio dos torcedores. Agora, porém, a equipe deixa o país e tenta prolongar a campanha em solo americano.
Durante a entrevista coletiva, Marsch confirmou a evolução física de Davies. O técnico explicou que a comissão segurou o jogador nas primeiras partidas para preservar sua saúde. Por isso, embora o camisa 19 quisesse atuar antes, o Canadá manteve o plano de recuperação.
“Foi difícil para ele ter que assistir aos jogos de fora e, ao mesmo tempo, sentir que sua recuperação estava indo bem, querendo jogar, mas sabendo que ainda não podia contribuir. Agora, porém, ele está pronto”, afirmou Marsch.

Alphonso Davies é uma das apostas do Canadá para buscar a classificação às oitavas de final da Copa – Foto: Elizabeth Ruiz Ruiz/Getty Images
Além disso, o treinador destacou o peso de Davies no modelo da seleção. Segundo ele, o jogador representa uma peça central em tudo o que o Canadá faz. Mesmo assim, a comissão priorizou a carreira e a condição física do atleta. Com isso, o grupo entende que chegou a um ponto seguro para recolocá-lo em campo.
Davies também falou sobre o processo de recuperação. Além do departamento da seleção, ele contou com o apoio de um preparador físico pessoal. O jogador citou Matías, profissional que o acompanha, e afirmou que o trabalho ajudou na volta à melhor forma.
“Matías foi fantástico. Ele me ajudou na recuperação e a voltar à minha melhor forma física. Acho que fez um trabalho extraordinário”, contou Davies.
Enquanto Davies vive a expectativa da estreia, o Canadá tenta seguir em alta. A seleção já havia disputado as Copas de 1986 e 2022, mas nunca tinha passado da fase de grupos. Agora, portanto, entra no mata-mata com um feito inédito e com seu principal jogador perto de voltar.
Apesar da atenção em torno do astro, Marsch também valorizou o ambiente interno. Para o treinador, a classificação não veio apenas por organização tática. Segundo ele, o comprometimento entre os jogadores sustentou a campanha.
“O que vemos na seleção canadense é um grupo mais comprometido entre si do que qualquer outro do qual já fiz parte”, afirmou.
Assim, o Canadá chega ao duelo contra a África do Sul com um reforço importante e um novo patamar competitivo. Depois de duas participações anteriores sem avanço, a seleção tenta transformar a classificação inédita em uma campanha ainda mais marcante.







































