oGol.com.br
·6 February 2026
De ídolo no Rio à frustração na Inglaterra: como Jhon Arias volta ao futebol brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·6 February 2026

O Palmeiras finaliza os últimos detalhes da contratação do colombiano Jhon Arias e vai trazê-lo de volta ao futebol brasileiro pouco mais de 6 meses depois da sua saída do Fluminense rumo ao Wolverhampton. Ídolo recente do Tricolor Carioca, o atacante pediu para ser transferido ao time inglês pelo sonho de jogar a Premier League, o que acabou virando um grande pesadelo.
Não necessariamente por sua culpa, mas Jhon Arias integra o time principal do Wolverhampton, que faz uma campanha vexatória na Premier League. Se o clube chegou a frequentar a primeira página da tabela em anos anteriores, na temporada 2025/26 é o pior disparado, com apenas 8 pontos conquistados em 14 partidas. São 18 pontos atrás do Nottingham Forest, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A campanha é recheada de recordes negativos.
Jhon Arias estreou pelo Wolverhampton em 16 de agosto, em partida contra o poderoso Manchester City. Ele entrou com o jogo já em andamento e o final foi de 4 a 0 (para os Citizens). O colombiano, inclusive, não pode se queixar da falta de minutos, apesar de, obviamente, estar no direito de ser avaliado pelo pouco período de adaptação no futebol inglês. Foram 26 partidas pelo Wolves, ficando fora apenas de duas até aqui. Além disso, foi titular em 17 das que disputou e acumulou quase 1.400 minutos em campo (chegou a superar 1.000 minutos sem participações diretas em gol).
Arias não conseguiu performar como no Fluminense, quando mostrou um alto nível, inclusive em enfrentamento contra clubes europeus na Copa do Mundo de Clubes. Nesses minutos acumulados marcou apenas dois gols, um deles no dia 3 de janeiro, contra o West Ham, no que foi a única vitória do Wolves na Premier League até aqui.
Uma jornada realmente brilhante de Arias aconteceu na semana seguinte, no dia 10 de janeiro, quando o Wolves conseguiu o seu maior placar na temporada: 6 a 1 contra o Shrewsbury Town na Copa da Inglaterra. O colombiano marcou um gol e deu uma assistência.
A passagem apagada no futebol inglês, com o Wolves aceitando vendê-lo antes mesmo do fim da temporada, diverge bastante do Arias conhecido no futebol brasileiro. Em 4 anos no Fluminense (de meados de 2021 a meados de 2025), o colombiano se destacou por ser extremamente participativo, com 44 gols e 55 assistência, embora tenha sofrido inicialmente com a adaptação ao Brasil. Mais do que isso, sua influência no Tricolor ia além dos números.
Pelo Fluminense, Arias conquistou duas vezes o Campeonato Carioca - desafiando o milionário rival Flamengo - e acima de tudo fez parte do time campeão da Libertadores de 2023 e da Recopa Sul-Americana do ano seguinte. Com o colombiano como astro, o Tricolor também foi semifinalista da Copa do Mundo de Clubes de 2025, caindo apenas para o campeão Chelsea.
Agora de volta ao futebol brasileiro, em que está adaptado, Arias tem como foco retomar o seu melhor momento, o que também é importante para outro sonho: jogar a Copa do Mundo. Daqui a alguns meses, o atacante deve estar com a seleção colombiana para a disputa do Mundial, já sabendo que no seu grupo enfrentará Portugal, Uzbequistão e um adversário ainda a definir.
No Palmeiras, Arias também pode se encaixar perfeitamente no esquema que o técnico Abel Ferreira passou a utilizar desde o ano passado, com dois atacantes e quatro meias. O colombiano viveu seus melhores momentos no Fluminense atuando como um atacante com mobilidade no corredor central, função ainda aberta no Verdão, que testa opções como Felipe Anderson, Maurício e Ramón Sosa, sem unanimidade.
De volta ao Brasil, Arias também terá o peso de ser uma das contratações mais caras da história do Palmeiras (junto a Vitor Roque) e do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Gerson (Cruzeiro) e Lucas Paquetá (Flamengo). O Verdão vai desembolsar 25 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões) ao Wolverhampton, valor maior do que o pago pelo time inglês ao Fluminense há 6 meses: 17 milhões de euros fixos + 5 milhões de euros em bônus.
Com pré-contrato assinado, Jhon Arias deve ser anunciado a qualquer momento e vai jogar no Palmeiras. Sua contratação pode ser o fiel da balança de um Verdão mais forte para as competições nos próximos anos.








































