oGol.com.br
·19 May 2025
De quarto reserva à esperança de gols: Ricardo Mathias aproveita brecha dos veteranos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·19 May 2025
Herói improvável na Libertadores, Ricardo Mathias renovou as esperanças coloradas em Montevidéu e foi o único ponto positivo do Inter no tropeço em casa contra o Mirassol. A nova joia de Roger Machado saiu de quarta opção no comando de ataque para o protagonismo no momento mais crucial da temporada.
Pouco utilizado nos primeiros meses de 2025, o centroavante voltou a ser aproveitado no elenco principal na partida contra o Atlético Nacional, pela Libertadores. Desde então, participou de todos os jogos até ser alçado ao posto de titular.
Há pouco menos de um mês, Ricardo Mathias era a quarta opção no ataque colorado. Além de ficar atrás de Enner Valencia e Rafael Borré, o atacante também era preterido por Roger Machado na disputa com Lucca.
As chances voltaram a aparecer para Ricardo Mathias após as lesões de Valencia e Borré. Lucca, terceira opção de Roger, passou em branco nas dois jogos como titular e completou nove jogos sem marcar no ano.
Por outro lado, Ricardo Mathias começou a mostrar o seu protagonismo nos poucos minutos utilizados contra Botafogo e Atlético Nacional, com maior participação nas ações ofensivas. A chance de ouro veio no momento mais delicado da temporada.
Roger surpreendeu na escalação contra o Nacional, em Montevidéu, e promoveu a chance para a joia. Em uma partida que poderia complicar a vida colorada na Libertadores em caso de derrota, Ricardo Mathias apresentou o seu faro de gol e precisou de uma chance para marcar e comandar a vitória colorada no Uruguai.
Sem sentir a pressão de um jogo decisivo na Libertadores, o centroavante voltou a ser titular no Beira-Rio, no último domingo, e evitou a derrota do Inter para o Mirassol no Brasileirão.
Com dois gols nos últimos dois jogos, o Ricardo Mathias encerrou a seca de gols dos atacantes colorados que quase completou um mês. Sem gols de Wesley em 2025 e com Valencia sem marcar desde a segunda rodada do Brasileirão, o último gol de um atacante colorado havia sido marcado por Borré contra o Juventude, na sexta rodada, até a aposta em Mathias.
Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o atacante de 1,92 de altura desembarcou em Porto Alegre em 2022, após destaque no Paulistão sub-15 pela Ferroviária.
No Celeiro de Ases, Ricardo Mathias ganhou destaque repentino e despertou a atenção do time principal do Inter e da seleção de base. Em 2023, a promessa recebeu a primeira oportunidade com a Amarelinha e atuou em cinco jogos da conquista do Sul-Americano Sub-17, com um gol marcado.
No ano passado, o jovem ganhou destaque na sua rápida disputa da Copinha e, no segundo semestre, passou a ser integrado ao elenco profissional. Com a chegada de Roger Machado no segundo semestre, Ricardo Mathias passou a ser aproveitado efetivamente no time principal e estreou diante do Athletico Paranaense no Beira-Rio.
O atacante ainda voltou a atuar em mais cinco jogos do Brasileirão e marcou pela primeira vez com um golaço de letra nos acréscimos do empate em 2 a 2 com o Corinthians, na NeoQuímica Arena.
A esperança de que continuasse a sua crescente neste ano precisou ser adiada pela convocação do atacante para o Sul-Americano Sub-20. Na campanha do título, Ricardo Mathias, no entanto, recebeu poucas chances e atuou por apenas 36 minutos em toda a competição.
Sem disputar o Campeonato Gaúcho, o atacante voltou ao final da fila nas preferências de Roger Machado, foi reintegrado ao elenco sub-20 e precisou recomeçar a sua passagem pelo Internacional.
Apesar dos 18 anos apenas, Ricardo Mathias mostrou paciência para esperar o momento certo e se apresentar para a torcida colorada como a nova esperança de gols.