Depois de expulsão da dupla do camarote, conselheiros prometem ofensiva contra Belmonte e Casares | OneFootball

Depois de expulsão da dupla do camarote, conselheiros prometem ofensiva contra Belmonte e Casares | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·10 April 2026

Depois de expulsão da dupla do camarote, conselheiros prometem ofensiva contra Belmonte e Casares

Article image:Depois de expulsão da dupla do camarote, conselheiros prometem ofensiva contra Belmonte e Casares

Após a expulsão de Mara Casares e Douglas Schwartzmann por conta do Escândalo do Camarote, a movimentação política no Conselho Deliberativo do São Paulo ganhou novo capítulo com a formalização de um pedido de expulsão de Carlos Belmonte do quadro associativo do clube.

A representação disciplinar, protocolada por um grupo de conselheiros, inclui a solicitação de punição máxima, além de alternativas como perda de mandato, inelegibilidade e eventual obrigação de ressarcimento.


OneFootball Videos


O documento, assinado pelos conselheiros Carlos Sadi, Édson Lapolla, Joandre Ferraz, Marcelo Pepe, Paulo Ramos, Ricardo Natel e Roberto Kirschner, foi encaminhado à comissão de ética e tem como base o desenquadramento financeiro nas contas do futebol em 2025, quando o setor ultrapassou em cerca de R$ 91,2 milhões o limite orçamentário aprovado.

Os conselheiros que assinam o pedido sustentam que o excesso ocorreu na área então comandada por Belmonte e apontam violação às diretrizes de governança e responsabilidade fiscal previstas no estatuto.

Para embasar a apuração, a representação prevê a análise de documentos como a proposta orçamentária, atas de reuniões, relatórios de acompanhamento de despesas, contratos firmados e eventuais pareceres de auditoria ou do Conselho Fiscal.

A ideia é identificar quem participou das decisões e se houve autorização formal para gastos acima do teto. A iniciativa se insere num contexto mais amplo de revisão de atos da gestão do ex- presidente Júlio Casares, que já resultou na expulsão de outros nomes ligados ao período, como Douglas Schwartzmann, Mara Casares e do ex-superintendente Márcio Carlomagno.

Há articulações em curso para a apresentação de pedido similar contra o ex-presidente Casares, com a estratégia seja reunir maior número de assinaturas para fortalecer politicamente a solicitação.

Os pedidos serão encaminhado ao presidente do Conselho, que o remete à comissão de ética, responsável por decidir sobre a abertura de investigação. Caso o processo avance, o denunciado terá direito à defesa antes de eventual julgamento pelo plenário. As sanções possíveis variam de suspensão à eliminação do quadro social.

A ofensiva contra Belmonte foi articulada por conselheiros de diferentes grupos, incluindo integrantes do Força e assinaturas ligadas ao Salve o Tricolor Paulista, embora a coordenação deste último tenha afirmado não ter orientado adesão formal ao pedido.

View publisher imprint