‘Depois do calendário, CBF precisa priorizar arbitragem para melhorar futebol brasileiro’ | OneFootball

‘Depois do calendário, CBF precisa priorizar arbitragem para melhorar futebol brasileiro’ | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Nosso Palestra

Nosso Palestra

·5 October 2025

‘Depois do calendário, CBF precisa priorizar arbitragem para melhorar futebol brasileiro’

Article image:‘Depois do calendário, CBF precisa priorizar arbitragem para melhorar futebol brasileiro’

A CBF anunciou mudança importante no calendário brasileiro, algo necessário para organizar e melhorar e o futebol. Um passo que começa a valer já a partir de janeiro com a disputa do Campeonato Brasileiro praticamente abrindo o ano que começa nos 220 volts.

Para acompanhar uma longa jornada, é necessário também ajustar outros pontos relacionados como a arbitragem. A cada escala, o torcedor olha com reprovação para a pessoa designada para trabalhar. É unanimidade desconfiar de quem vai apitar na quarta e no domingo.


OneFootball Videos


São sempre os mesmo árbitros. Ramon Abatti Abel, queridinho da comissão de arbitragem, recebeu críticas em Flamengo e Cruzeiro, na quinta-feira (2). Como prêmio, ganhou de presente o Choque-Rei. São 14 jogos apitados até aqui no Brasileirão em 2025 e 22 partidas no ano em competições organizadas pela entidade.

Outro queridinho da escala é Wilton Pereira Sampaio. Mesmo com desempenho sofrível e conturbado, o goiano é figurinha carimbada na Série A. São 15 rodadas como árbitro principal e 21 no ano. Anderson Daronco vai na mesma linha. Mesmo em condição física indesejada, já apitou 16 vezes no Brasileirão e tem 26 compromissos em 2025.

Para citar mais um exemplo de escala ruim, Marcelo de Lima Henrique, carioca que apita pelo Ceará, se despediu dos gramados como árbitro principal em maio na vitória do Palmeiras sobre o Red Bull Bragantino, no interior. “Promovido” ao VAR, esteve na cabine em somente duas partidas antes de voltar para o campo. Há duas semanas, apitou o clássico gaúcho entre Internacional e Grêmio. Um retrocesso a comissão permitir o retorno dele.

O momento de transformação do futebol brasileiro é elogiável e o momento é oportuno para melhorar a arbitragem. Não só na questão tecnológica com a chegada do impedimento semi-automático, mas com a profissionalização e reformulação de quem está nos gramados.

Próximos jogos do Palmeiras

São Paulo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – 5/10 (domingo), 16h (de Brasília)

Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro – 11/10 (sábado), 19h (de Brasília)

View publisher imprint