Esporte News Mundo
·4 December 2025
Desfalcado, Botafogo visita o Cruzeiro em duelo de invictos no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·4 December 2025

O Botafogo visita o Cruzeiro, no Mineirão, nesta quinta-feira, às 19h30, no duelo entre duas das três equipes com a maior sequência invicta no Brasileirão. O Alvinegro está há oito jogos sem perder, enquanto a Raposa não sabe o que é ser derrotada há 11 rodadas.
No entanto, a equipe comandada pelo português Leonardo Jardim chega para o duelo sem muita pressão após ter assegurado a vaga direta para a Libertadores. Por outro lado, os cariocas buscavam vencer para seguir com o quinto lugar sem depender de outros resultados.
O Alvinegro vem pressionado depois do empate contra o Corinthians, além de ter visto Fluminense e Bahia ultrapassá-lo na última quarta-feira. No entanto, as equipes fazem um confronto direto na vontade nove, e ao menos uma delas vai pontuar.
Por do empate com o Corinthians, o Botafogo precisa vencer o Cruzeiro logo mais. Caso empate, precisa vencer o Fortaleza, na última rodada, no Nilton Santos, e torcer por um empate no duelo dos tricolores.

Jordan Barrera comemorando o segundo do Botafogo no empate com o Corinthians (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Além disso, o Alvinegro ainda vai precisar superar dois fatores importantes em campo: os desfalques e o retrospecto ruim contra a Raposa. O clube carioca não vence o adversário há nove anos, com a última vitória sendo em 2016, quando venceu por 2 a 0, com gols de Canales e Camilo.
Desde então, as equipes se enfrentam em 15 jogos, com cinco derrotas e dez empates. Por conta disso, o Cruzeiro carrega a maior sequência invicta sobre o Alvinegro, entre todas as outras equipes que disputam a Série A em 2025.
Além do retrospecto ruim, o Botafogo ainda terá muitos desfalques por lesões ou suspensões. Os meias Joaquin Correa e Savarino sofreram lesões musculares. O zagueiro Alexander Barboza teve um estiramento no joelho. Já o goleiro Léo Linck, que vinha atuando nos últimos jogos, teve um abscesso amigdaliano e foi cortado.
Já os uruguaios Santi Rodríguez e Mateo Ponte foram suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Além da dupla, o atacante Jeffinho também está fora por ter sido expulso no empate com o Corinthians.
Por conta da ausência de Léo Linck, quem deve assumir a vaga na meta é Raul, que chegou a ser o quarto goleiro durante um momento da temporada. Ele atuou durante boa parte do Carioca e não joga desde maio, na derrota para o Capital-DP por 1 a 0, na Copa do Brasil.

Raul durante treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Nesta quinta-feira, o desfalcado Botafogo visita o Cruzeiro, no Mineirão, às 19h30 (horário de Brasília).









































