MundoBola Flamengo
·17 September 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Estudiantes para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 September 2025
Flamengo e Estudiantes se enfrentam nesta quinta-feira (18), às 21h30, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. O Rubro-Negro abre o confronto diante de um Maracanã lotado, contra um rival que vai ao Rio de Janeiro focado surpreender ou ao menos seguir vivo no duelo.
Os dois times fizeram pontuações similares na fase de grupos, mas avançaram em posições diferentes. O Flamengo fez 11 pontos e foi segundo no Grupo C, enquanto os argentinos passaram na liderança do Grupo A com 12 pontos. Diferença que define a ordem do mando das quartas de final.
No mata-mata, no entanto, o Mengão passou pelo Internacional com duas vitórias seguras e um placar agregado de 3 a 0. Já o Estudiantes, por outro lado, fez duas partidas marcadas por um desempenho ruim contra o Cerro Porteño.
A classificação da equipe de La Plata foi conquistada por vitória simples no jogo de ida, no Paraguai. Duelos que representam o atual momento de ambas as equipes. Enquanto o Flamengo está em crescente de confiança e empilhando boas atuações, o time argentino chega ao jogo repleto de desconfianças.
Apesar da classificação na Libertadores, a fase do Estudiantes em campo é conturbada. A equipe saiu do gramado sem vencer em quatro dos últimos seis jogos, período de duas vitórias, um empate e três derrotas.
As últimas duas partidas terminaram com derrota do time de La Plata. A começar com revés por 2 a 0 para o Central Córdoba, seguido de resultado negativo contra o River Plate. Esse duelo contra os 'Millonarios' antecedeu a partida desta quinta contra o Flamengo.
A defesa sofre média superior a um gol por jogo na temporada, e o ataque marca 1,16 tento por partida. Nesse recorte recente, contudo, esses números pioram. Foram cinco gols marcados (0,8/j) e oito sofridos (1,3/j).
As oscilações de desempenho constantes do time comandado por Eduardo Domínguez reforçam a projeção de postura no Maracanã. A tendência é um Estudiantes com marcação intensa e focado em fazer um jogo com "cara de Libertadores". O número de faltas deve ultrapassar a média do ano de 13 por jogo.
Um fator que pesa a favor do Flamengo é que o Estudiantes mostrou dificuldades para jogar com menos posse de bola. O Rubro-Negro tem por característica o domínio dos adversários, ainda mais no Maracanã.
A principal arma do time argentino é Santiago Ascacibar, de 28 anos, que atua como volante e meia-atacante. Além de ser o "regente" do meio-campo, é o artilheiro do time com sete gols. Ele também deu um passe para gol na temporada.
Destaque também para Tiago Palacios, líder de participações diretas em gols. O camisa 10 marcou seis vezes e anotou quatro assistências. O elenco do Estudiantes ainda conta com Funes Mori, defensor que fez parte da carreira na Europa. E o atacante Lucas Alario, ex-Bayer Leverkusen e Internacional.
Diante dos desfalques e do favoritismo rubro-negro, o técnico Eduardo Domínguez indica uma formação mais defensiva. A expectativa é pela saída do atacante Alexis Castro para colocar o meio-campista Piovi.