MundoBola Flamengo
·19 July 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Fluminense para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·19 July 2025
Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (20), às 19h30, no Maracanã, em jogo válido pela 15ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro precisa de uma vitória para ter a chance de retomar a liderança após derrota na última partida, enquanto o rival também encara o clássico como uma oportunidade de se recuperar de revés.
O Mais Querido seguiu com 27 pontos e caiu para a segunda posição após a derrota para o Santos. São três pontos de desvantagem para o Cruzeiro, que venceu justamente o Fluminense para ultrapassar o Mais Querido. Uma vitória no clássico e derrota do time mineiro na rodada garantem o retorno do Fla para o topo, mas vale destacar que o Rubro-Negro tem um jogo a menos. Ou seja, está virtualmente empatado.
A derrota para o Cruzeiro no Maracanã foi um balde de água fria na empolgação tricolor após a campanha de semifinal na Copa do Mundo de Clubes. A equipe está na 7ª posição do Brasileirão, com 6 vitórias, dois empates e quatro derrotas (20 pontos). Como ficou mais tempo nos EUA, o rival do Flamengo tem dois jogos a menos.
O início de ano do Fluminense foi conturbado, com eliminação para o Flamengo no Carioca e demissão de Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão. Renato Gaúcho foi contratado para assumir o comando da equipe, e o retrospecto até aqui é superior ao do antigo treinador.
São 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas com o treinador. Chegar até a semifinal da Copa do Mundo de Clubes certamente aumento a confiança no trabalho de Renato, mas a derrota por 2 a 0 sendo dominado pelo Cruzeiro rendeu questionamentos.
Apesar dos 57% de média de posse de bola no Brasileirão, o Fluminense geralmente se destaca por um bom jogo de transição, principalmente contra os adversários considerados mais difíceis. Uma característica marcante dos times de Renato Gaúcho e que também esteve presente quando o treinador comandou o Rubro-Negro.
A tendência para o jogo deste domingo é que o time do Fluminense não faça questão de manter a posse de bola, papel que deve ser do Flamengo. O rival deve entrar focado em congestionar o meio-campo, aplicar uma marcação de alta intensidade e acelerar depois de roubar a bola. Cenário que o Fla já enfrentou muitas vezes.
O principal jogador do Fluminense na temporada não estará no clássico: John Arias foi negociado com o Wolverhampton e se despediu do clube na derrota para o Cruzeiro.
Dessa forma, quase toda a esperança do torcedor está em German Cano. O argentino é o artilheiro do time na temporada, com 15 gols, mas não faz um grande Brasileirão até aqui. Ele tem apenas um gol em sete partidas da liga nacional.
O vice-artilheiro do time é Kevin Serna, com sete tentos na temporada. Contudo, o colombiano é reserva no time de Renato Gáucho. Decisão que inclusive gerou críticas na derrota para o time mineiro.
Apesar da atuação ruim, a tendência é que Renato Gaúcho mantenha a base do time que enfrentou o Cruzeiro. A principal dúvida é quem será o substituto de Arias, responsabilidade que deve ser de Canobbio ou Serna.
Assim, um possível Fluminense para começar o jogo contra o Flamengo é: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê (Fuentes); Hércules, Martinelli e Nonato; Soteldo, Canobbio e Cano.