Coluna do Fla
·6 October 2025
Diretor do Flamengo, Boto detona CBF por escolha de Ramon Abatti Abel em jogo do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 October 2025
Ramon Abatti Abel protagonizou mais polêmicas nesse domingo (05), na vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo. Após a derrota do Flamengo para o Bahia, por 1 a 0, o diretor de futebol José Boto detonou a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em escalar o árbitro.
— Perdemos por culpa nossa e erros nossos. Mas o que se passa em outros campos é vergonhoso. Tentamos falar com CBF, presidente da comissão da arbitragem, mas continua igual -, disse, antes de finalizar:
— O que acontece em outros campos deixa suspeitas. O árbitro que nos prejudicou (contra o Cruzeiro) ganhou com prêmio apitar o jogo do nosso rival e fez o que fez. Alguém da CBF tem que vir falar sobre isso -, concluiu José Boto.
Uma das principais polêmicas do jogo entre Palmeiras e São Paulo aconteceu aos seis minutos do segundo tempo. Na ocasião, o volante Allan deu um carrinho certeiro em Gonzalo Tapia, mas Ramon Abatti Abel não marcou pênalti. O VAR, inclusive, também não chamou o árbitro para revisão.
Além disso, mais dois lances irritaram a torcida do São Paulo. Isso porque, Gustavo Gómez e Andreas Pereira deram ‘soladas’ em dois jogadores do time de Hernán Crespo. Contudo, Ramon Abatti Abel não mostrou o cartão vermelho para os atletas.
Vale lembrar que na última rodada do Brasileirão, Ramon Abatti Abel foi alvo de críticas após o empate em 0 a 0 entre Flamengo e Cruzeiro, na quinta-feira (02). Isso porque, o árbitro não deixou o jogo ‘correr’ e mostrou diversos cartões amarelos desnecessários para os jogadores rubro-negros.
Após diversas reclamações, a CBF decidiu afastar os árbitros centrais e do VAR dos jogos entre Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras. Desse modo, Ramon Abatti Abel passará por treinamento, aprimoramento e avaliação interna para posterior retorno às atividades.