Gazeta Esportiva.com
·29 November 2025
Disputa pelo tetra da Libertadores desempata número de títulos entre Palmeiras e Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 November 2025

Palmeiras e Flamengo reeditam a final da Libertadores de 2021 neste sábado. As equipes entram em campo a partir das 18 horas (de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima (PER). A disputa pelo tetracampeonato continental irá desempatar o número de títulos entre as equipes em confrontos diretos.
Os clubes já disputaram quatro finais na história. Os rubro-negros venceram as duas primeiras (Copa Mercosul 1999 e Supercopa do Brasil 2021), enquanto os alviverdes venceram as duas mais recentes (Libertadores 2021 e Supercopa do Brasil 2023).
As equipes têm travado grande rivalidade no cenário nacional e continental. Nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo tomaram o protagonismo e vem sendo colocados como favoritos para conquistar os títulos que disputam. Particularmente, essa é quarta final que as equipes disputam nos últimos cinco anos.
A rivalidade acirrou-se, principalmente, em 2021, quando se enfrentaram em duas finais. Em abril daquele mesmo ano, o Flamengo venceu a Supercopa do Brasil nos pênaltis (6 a 5), após um empate por 2 a 2 no tempo normal, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Meses depois, o Palmeiras teve a revanche na decisão da Libertadores. Em novembro, venceu o Flamengo por 2 a 1 na prorrogação, em Montevidéu, e conquistou o tricampeonato continental. Raphael Veiga e Deyverson anotaram os gols palmeirenses. A conquista ficou marcada pelo gol do atacante, que aproveitou uma falha na saída de bola de Andreas Pereira, que hoje veste o verde e branco.
Palmeiras e Flamengo voltaram a se enfrentar em uma decisão em 2023, na Supercopa daquele ano. Em jogo eletrizante, o Verdão venceu por 4 a 3. Com essa conquista, o Palmeiras empatou o número de taças em finais diante do rival carioca.
Em 2025, os clubes tem a chance de desempatar o “placar”. Vencedor das duas últimas finais, o Palmeiras tenta manter o domínio recente contra o rival. Mais do que isso, a final continental irá definir o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores.









































