Dória indica como pode ajudar e prevê ano positivo no São Paulo: “Tem muita coisa para acontecer” | OneFootball

Dória indica como pode ajudar e prevê ano positivo no São Paulo: “Tem muita coisa para acontecer” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·14 January 2026

Dória indica como pode ajudar e prevê ano positivo no São Paulo: “Tem muita coisa para acontecer”

Article image:Dória indica como pode ajudar e prevê ano positivo no São Paulo: “Tem muita coisa para acontecer”

O zagueiro Matheus Dória é o novo reforço do São Paulo para a temporada. Terceira contratação da temporada, o defensor de 31 anos foi apresentado na última terça-feira e contou como pode ajudar a equipe comandada por Hernán Crespo, revelando já estar acostumado com o sistema de três zagueiros. Ele, portanto, se colocou à disposição da comissão técnica.

“Lá [no México], eu joguei com vários treinadores que jogaram com linha de três. Tem várias maneiras de jogar com a linha de três. Às vezes, só três e o resto do time atacando, às vezes uma linha de cinco bem parada. Fui aprendendo ao longo da carreira. Já joguei pelo lado esquerdo e no último campeonato, com mais zagueiros canhotos, joguei mais por dentro. Onde me colocarem, estou bem. Até joguei pela direita também [risos]. Teve um torneio com três canhotos na zaga, e joguei pelo lado direito. Na defesa, pode me colocar em qualquer lugar. O que o treinador escolher, estou aqui para ajudar”, contou o zagueiro.


OneFootball Videos


Desde o retorno ao São Paulo, Crespo adotou o sistema do 3-5-2, com três zagueiros e dois alas abertos. Para isso, o treinador argentino precisa contar com defensores saudáveis — na temporada passada, por exemplo, o Tricolor precisou improvisar peças no setor em determinados momentos. A chegada de um novo zagueiro, portanto, é fundamental para a equipe.

“É uma formação que as pessoas acham que é só defensiva, mas aprendi que não. Eu também achava isso em algum momento da minha carreira. Ganhei muitos jogos lá atuando com três zagueiros, o time era ofensivo demais. Vi que não é só isso de um time defensivo. É questão de muita comunicação. É uma formação que às vezes pode complicar um jogador ou outro, mas uma boa comunicação resolve tudo”, avaliou Dória.

Perfil de líder

Dória chegou ao São Paulo com contrato válido até o final de 2027, com renovação automática por mais um ano em caso de cumprimento de metas. O zagueiro comentou sobre seu perfil de liderança e revelou que gosta de servir de exemplo para os demais companheiros, usufruindo das instalações do clube para evoluir como jogador.

“Isso é uma coisa natural [liderança], não tem que ser nada forçado. Não venho com essa missão de ser um líder, de ser o salvador da pátria e tudo vai mudar. No que eu puder ajudar meus companheiros, vou fazer. Gosto de dar o exemplo. Chego cedo, gosto de usar tudo que o clube pode me proporcionar, tempo de recuperação, alimentação. O que eu puder melhorar em 1% com as coisas que o clube pode me oferecer, vou usar”, afirmou o atleta.

É neste sentido que Dória acredita que também pode ajudar os companheiros: sendo um exemplo de comprometimento e entrega, sobretudo para os meninos mais novos.

“Sinto que posso pegar uns cinco, seis caras, que vão olhar esse exemplo e querer fazer igual. Muitos exemplos que você dá e faz dentro de campo, você vai arrastando companheiros que querem fazer igual. Descansar, comer bem, fazer trabalho preventivo. Estreei muito cedo, com 17 anos, e durante todo esse tempo, pude ter uma conclusão de que só assim você pode resolver problemas. Parece clichê, mas tudo se resolve trabalhando no futebol. É dessa maneira que acho que posso ajudar meus companheiros também”, comentou.

Article image:Dória indica como pode ajudar e prevê ano positivo no São Paulo: “Tem muita coisa para acontecer”

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

Previsão para 2026

Por fim, Dória descartou qualquer preocupação com o resultado negativo na estreia do São Paulo na temporada — o time perdeu por 3 a 0 para o Mirassol, fora de casa, pelo Campeonato Paulista. A derrota gerou um alerta em Luciano, que admitiu que seria um “ano difícil” para o clube. O novo zagueiro, entretanto, tem outra visão.

“Isso [elenco] foi um dos motivos pelo qual aceitei voltar para o São Paulo: o plantel. O grupo tem jogadores de muita qualidade. Acho assim: foi o primeiro jogo, gente. Pouco tempo de pré-temporada, gente chegando, gente saindo. Não se pode deixar arrastar coisas do ano passado e falar que vai ser um ano difícil no primeiro jogo. Estamos encaixando, o pessoal está meio em ritmo de pré-temporada ainda, pegando ritmo”, analisou Dória.

O São Paulo irá disputar quatro competições nesta temporada: Copa do Brasil, Paulista, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Dória prevê que o 2026 do clube pode ser positivo.

“Sinto que vai ser um ano muito bom. O São Paulo vai jogar a Sul-Americana, tem time que nem isso. Tem que se valorizar. Temos uma estrutura muito boa para trabalhar, quatro torneios para jogar. Tem muita coisa para acontecer. É encarar cada jogo como uma final e sempre querer melhorar, dia após dia”, finalizou o atleta.

Próximos jogos do São Paulo

  1. São Paulo x São Bernardo (segunda rodada do Paulistão)
  2. Data e horário: 15/01 (quinta-feira), às 21h45 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
  1. Corinthians x São Paulo (terceira rodada do Paulistão)
  2. Data e horário: 18/01 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
View publisher imprint