Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável” | OneFootball

Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·15 December 2025

Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável”

Article image:Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável”
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

O Corinthians derrotou o Cruzeiro nos pênaltis, garantindo a vaga para a grande final da Copa do Brasil. A equipe comandada por Dorival Júnior começou perdendo por 2 x 0, mas com os ajustes feitos dentro de campo, além das entradas de Garro e Raniele, o placar foi empatado no agregado.

Primeiro, nós fizemos, juntamente com a nossa comissão, um plano de jogo que talvez tenha sido, dentro desse ano, uma das poucas equipes que conseguiram neutralizar o Cruzeiro dentro de Belo Horizonte. Nós tínhamos um plano muito bem definido, os jogadores acreditaram, executaram esse plano. Raniele e Garro não fizeram treinamentos frequentes, estavam num processo ainda de retorno. Não tínhamos como fazer diferente. Por mais merecimento que eles tenham, são dois jogadores de… não preciso pontuar nada a respeito“, disse o treinador em entrevista coletiva.


OneFootball Videos


Article image:Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável”

Foto: Reprodução/Corinthians TV

Agora eu destaco aqui o profissionalismo dos dois. A postura que o Garro teve de assumir como um dos capitães da equipe uma condição, de que, independente do que acontecesse, se ele jogasse 15, 20, 30 ou 40 minutos, que ele entraria dando tudo que ele poderia. Eu acho que isso daí é a postura de um profissional, é a postura de um grupo que está entendendo aquilo que nós queremos, que passamos por muitos momentos e muitas dificuldades e mesmo assim eles estão percebendo que nós temos soluções, nós apresentamos soluções a jogadores“, complementou.

O Cruzeiro começou com tudo, diferente do primeiro jogo da semifinal, pressionando o Corinthians e dominando as ações no meio-campo. Na etapa final, o jogo mudou, mesmo com o gol no início.

Hoje, o Cruzeiro teve um primeiro tempo onde a partir de um determinado momento, 15, 20 minutos talvez, os dois volantes passaram a jogar muito, nós estávamos tentando de todas as formas uma correção para buscarmos uma compactação um pouco maior e não estava acontecendo, nós precisávamos de algo novo no segundo tempo, mudamos a postura, mudamos o posicionamento, jogadores acreditaram novamente, tomamos um gol logo do início, foi um pecado aquele gol que nós avançamos, talvez tenha sido a única oportunidade de segundo tempo do Cruzeiro“, comentou Dorival.

E fizemos um segundo tempo quase impecável, merecendo aí. E com certeza, e não desrespeitando o nosso adversário, que tem uma excelente, uma belíssima equipe, mas nós merecíamos com certeza uma sorte um pouco melhor em relação àquilo que nós apresentamos, o volume que nós tivemos e as oportunidades que nós queríamos“, completou.

Apesar do gol sofrido logo no início da etapa final, o Corinthians não mudou o planejamento e seguiu pressionando. O gol saiu momentos depois, com Matheus Bidu, além de também atingir a trave em duas oportunidades e obrigar Cássio a fazer grande defesa.

Realmente foi uma situação que nos pegou de surpresa pelo momento do gol, a equipe já voltou com uma postura bem diferente, foi uma pena isso ter acontecido, porque eu não tenho dúvidas que nós chegaríamos ao empate mudando a postura, com a mudança de postura que nós tivemos e que foi fundamental. Nós mudamos por completo o nosso plano de jogo, tivemos uma aproximação muito maior, jogadores trabalhando muito mais bolas, bolas por dentro, bolas pelas laterais, criação de jogadas, bolas na trave, finalizações frontais à área, foi uma pena tudo isso“, ressaltou.

Passamos sim um aperto muito grande em razão do movimento da partida, do Cruzeiro até alcançar o segundo gol, mas nós tivemos pelo menos a organização e em cima da nossa organização nós não perdemos o nosso equilíbrio e alcançamos o gol que nos levou aos pênaltis depois disso. Vocês sabem muito bem como é e aí é é méritos muito mais eh dos goleiros que são muito bem preparados e que provavelmente dos batedores“, finalizou.

Com a classificação, o Corinthians enfrenta o Vasco na grande final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece nesta próxima quarta-feira (17), na Neo Química Arena, a partir das 21h30 (de Brasília).

Veja mais:

Article image:Dorival explica cautela com dupla e destaca atuação do Corinthians: “Segundo tempo impecável”

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

View publisher imprint