Central do Timão
·1 December 2025
Dorival fala sobre mudança no desempenho de Garro e oscilação na defesa do Corinthians: “Natural”

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·1 December 2025

O Corinthians ficou no empate contra o Botafogo, em mais uma atuação irregular da defesa, que permitiu dois gols do adversário no segundo tempo. Além disso, Garro também teve desempenho abaixo do esperado, como comentado por ele mesmo no jogo anterior, e agora por Dorival Júnior.
“É muito difícil eu fazer um comparativo, já que eu não estava aqui dentro, mas acompanhei de fora. Realmente, acontecia isso. Nós não podemos nos esquecer que ele teve praticamente duas lesões muito próximas e muito delicadas, que não são simples do atleta se recuperar, não são simples dele encontrar novamente as suas melhores condições. Então, nós vivemos nessa situação. Mantê-lo em campo a todo momento, exigindo o máximo de tempo possível do atleta, de repente desgastando em demasia, em razão de ele não estar totalmente nas suas melhores condições“, disse o treinador em entrevista coletiva.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“É um dilema que nós temos que conviver, acreditando que a qualquer momento um jogador desse nível volte a atuar nas suas melhores condições. Ele ainda sente algumas coisas. Pelo menos é o que ele relata. E nós estamos tentando conviver com esse tipo de situação, dando a melhor condição possível para que ele esteja recuperado no jogo seguinte e sempre procurando exigir um pouco mais dele em treinamento, até onde nós podemos ir.“, completou.
São seis gols sofridos nos últimos três jogos do Timão, uma média alta em comparação com o trabalho geral de Dorival Júnior. Para o comandante, porém, não há uma irregularidade no sistema defensivo, apesar das atuações abaixo nos últimos desafios.
“Não vejo isso. Tivemos um jogo muito ruim, o anterior, com o Cruzeiro, e eu dou a minha mão à palmatória. Fora isso, eu vejo uma oscilação natural. Eu pontuei a vocês que o Corinthians tinha muitas dificuldades ao longo de toda a temporada, em razão das muitas alterações que nós fomos obrigados, assim como acredito que todos os clubes brasileiros passaram. Nós, em especial, tivemos uma quantidade de baixas ao longo de todo o campeonato muito grande. E as nossas formações se encaixavam mesmo com as alterações que nós tivemos. Você ter uma equipe que não é vazada quase que em 50% dos jogos, eu acho que isso daí é uma conquista“, explicou.
“Realmente veio acontecer nessas duas últimas, três últimas partidas. Nós chegamos hoje e tomamos gols. Nós não tivemos uma atuação tão regular quanto vinha sendo. O primeiro tempo era mais ou menos o espelho do que foi a grande maioria desses jogos. Não corremos riscos, não tivemos dificuldades. Criamos ótimas oportunidades e tivemos volume de jogo. Agora, nós não podemos esquecer que estamos enfrentando uma equipe muito qualificada, uma equipe com um nível de investimento muito alto. E aquela máxima que eu disse: se você não mata o jogo, você acaba tendo dificuldades, porque fatalmente você será atacado por uma equipe com jogadores de muito bom nível, como é o Botafogo“, completou.
Confira outras respostas:
Projeções contra Fortaleza e Juventude
“Bom, primeiro é que nós vamos fazer de tudo para chegarmos à melhor condição com todos os jogadores. Então nós vamos ter que variar a equipe, modificar de alguma maneira para que todos estejam bem realmente no momento mais importante. Eu acho que, matematicamente, matematicamente, eu ainda vejo um pequeno percentual (da briga pelo rebaixamento) pelo equilíbrio que vem sendo esse campeonato, das equipes que estão brigando na parte de baixo da tabela. É muito difícil para todo mundo, então nós temos que estar atentos com tudo isso. Mas temos o entendimento de que teremos uma decisão daqui a poucos dias, e, em razão disso, nós temos que focar na recuperação. E que possamos ter a equipe em melhores condições possíveis dos dois jogos finais. Não nos esquecendo que teremos ainda dois compromissos importantíssimos pelo Campeonato Brasileiro”
Como os resultados afetam na Copa do Brasil
“Sinceramente, em sentido nenhum. Se tivéssemos também três, quatro vitórias em sequência, talvez eu estivesse muito mais preocupado do que nessa situação. O que eu espero é que possamos repetir, nesses jogos, a postura que nós tivemos aqui e que tenhamos todos os jogadores em condições de poderem atuar. Eu acho que esse é um ponto importante. Nosso elenco é enxuto. Nosso elenco é curto. E nós contamos com todos os jogadores que aí estão, para que possam, cada um ao seu tempo, dar a sua resposta dentro de campo. Nós estamos trabalhando para que isso aconteça. Estamos buscando sempre as melhores formações possíveis.“
Campanha no Brasileirão em relação com a folha salarial
“Esses números aí eu desconheço. Para mim, não tem ligação nenhuma. Não acredito que seja uma das principais folhas do país, talvez. Não acredito nesse sentido. Segundo aspecto, nós estamos a praticamente duas janelas sem alterações no nosso elenco. Eu acho que você acompanhou tudo isso. Nós estamos trabalhando com muitos garotos aqui dentro, que estão praticamente iniciando uma carreira e uma trajetória dentro da nossa equipe, esses jogadores começando a dar uma boa resposta. Naturalmente, precisamos ainda de uma sequência para que eles obtenham as suas melhores condições.
Nós tivemos muitas dificuldades ao longo do campeonato, não vou esconder de vocês, não minto. O próprio torcedor tem consciência disso, sabe muito bem do que eu estou falando. Nós tivemos uma sequência absurda com a falta de 8, 9, 10 jogadores entregues ao departamento médico, jogadores importantes, titulares da equipe. Essas dificuldades foram avolumadas com tudo que veio a acontecer ao longo do ano, que vocês também acompanharam como nós. E nós procuramos fazer o nosso trabalho da maneira mais limpa possível. Eu sou muito sincero com vocês: as dificuldades que nós atravessamos aqui esse ano eu não havia passado em clube nenhum. E mesmo assim, em momento nenhum do campeonato, nós nos aproximamos da zona de rebaixamento.
Eu acho que é muito diferente do que aconteceu nas últimas três, talvez, nos últimos três campeonatos anteriores. Nesse ano, ao contrário, nós não passamos aperto em sentido nenhum. E é uma equipe que nós temos que entender que tem as suas necessidades, precisa naturalmente. Tenho a fortalecer isso: eu nunca escondi desde o primeiro dia que aqui cheguei. E, acabado não acontecendo, é natural que nós tivermos dificuldades um pouco maiores. Até porque o nível de investimento de todas as equipes que compõem a Série A do Campeonato Brasileiro foi muito alto. E o Corinthians não pôde participar em sentido nenhum dessa condição.
Em razão disso, eu digo aqui abertamente que o nosso trabalho foi um trabalho muito satisfatório. Um trabalho que, quem sabe, um dia possa ter algum tipo de entendimento para que ele não fique ao léu. Esse trabalho com os garotos que está sendo realizado com certeza futuramente dará um retorno importante ao Corinthians. Tudo é questão de tempo. E vamos agora pensar nesse momento final. São jogadores que chegaram a essa condição, não por um acaso. Fizemos um campeonato regular, como a maioria das equipes que, ao contrário, investiram muito mais do que o Corinthians investiu nesse último ano, praticamente, que é um ciclo completo, sem que tenhamos tido a possibilidade de algumas correções pontuais e eventuais que nos dariam uma força um pouco maior ao longo da temporada.
E, em razão disso, eu fico muito satisfeito com o que nós fizemos. Uma equipe que, mesmo no Campeonato Paulista ainda sendo campeã, acabou tendo algumas pequenas oscilações que mostravam o que poderia vir a acontecer no Campeonato Brasileiro. Então, o que eu vejo é assim: nós estamos no caminho. Nós estamos trabalhando muito. E quem sabe ainda possamos finalizar o ano um pouco diferente daquilo que, talvez, nesse instante, se imagine para a nossa equipe. Mas eu não tenho dúvidas de que, se mantida essa base que nós temos, o ano seguinte será bem diferente, desde que nós possamos fazer algumas correções pontuais que precisamos”
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Live









































