É hoje! FC Porto recebe o Sporting e procura a reviravolta rumo ao Jamor | OneFootball

É hoje! FC Porto recebe o Sporting e procura a reviravolta rumo ao Jamor | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·22 April 2026

É hoje! FC Porto recebe o Sporting e procura a reviravolta rumo ao Jamor

Article image:É hoje! FC Porto recebe o Sporting e procura a reviravolta rumo ao Jamor

FC Porto e Sporting medem forças por uma vaga na final da Taça de Portugal a partir das 20h45 desta quarta-feira, no Estádio do Dragão, num encontro com transmissão na RTP1. Para seguirem para o Jamor, os portistas têm de anular a desvantagem de um golo trazida da primeira mão, disputada em Alvalade, a 3 de março, e perdida por 1-0.

No percurso até às meias-finais, a equipa orientada por Francesco Farioli venceu folgadamente o CD Celoricense em Barcelos (0-4) e afastou Sintrense (3-0), FC Famalicão (4-1) e Benfica (1-0) em casa. Já a formação de Rui Borges eliminou o Paços de Ferreira (2-3), o Santa Clara (2-3), o AFS (3-2) após prolongamento e o Marinhense (3-0) no tempo regulamentar.


OneFootball Videos


Separados por um jogo e por oito pontos na classificação do campeonato, FC Porto e Sporting já se encontraram três vezes esta época: duas em Alvalade, com uma vitória para cada lado, e outra na Invicta, que terminou empatada 1-1.

Em 256 jogos oficiais frente a este adversário, os portistas somam 94 vitórias, 75 empates e 87 derrotas, com 343 golos marcados e 358 sofridos. Em Lisboa, porém, o registo favorece os sportinguistas, que venceram 60, empataram 34 e perderam 24 dos 118 clássicos disputados na capital, com um saldo de golos de 215-116.

O Sporting não vence no Estádio do Dragão há quase uma década. Desde o último triunfo visitante, em 30 de abril de 2016, realizaram-se 12 clássicos na Invicta, com sete vitórias do FC Porto e cinco empates.

Os bilhetes colocados à venda nas plataformas do clube esgotaram em poucas horas e espera-se casa cheia no Estádio do Dragão. As portas abrem às 18h45 e a quota mínima para os sócios entrarem no recinto é a de março de 2026.

FC Porto

Antevê-se “um grande jogo contra um adversário muito forte” e Francesco Farioli reconhece que a equipa “está numa posição em que não precisa de mais combustível para estar motivada”. “Muito confiantes e cientes das qualidades e debilidades”, os portistas prometem “fazer de tudo para jogar a meia-final com a mentalidade que os adeptos incutem” e para se apresentarem “ao mais alto nível de forma a conseguirem a reviravolta ao resultado obtido em Alvalade”.

Convencido de que “o fator casa se fará notar” e de que existe “uma grande ligação entre a equipa e os adeptos”, o treinador recordou que o grupo “sempre se esforçou ao máximo para ultrapassar as ausências e para jogar com o espírito do Dragão” e garantiu que é isso que “quer fazer amanhã” num “jogo único que pode dar acesso à final”: “A motivação será natural para um jogo incrível. Desde que jogámos lá que temos esta vontade de os receber aqui no Estádio do Dragão, fazer um grande jogo e dar a volta à eliminatória com muita crença e desejo. Acredito que temos todas as possibilidades de o fazer. Queremos mostrar quem somos para seguirmos para a final, que é o que temos em mente desde que entrámos na prova”.

Preparado para “diferentes desfechos” em “90 minutos, 120 ou penáltis”, o técnico sublinha que este “tem de ser um jogo muito bem jogado do ponto de vista mental, tático e físico”, até porque “há muitos pormenores que o podem sentenciar” e isso exige “muita atenção, concentração e também resiliência dos jogadores, para que corram ainda mais cinco metros”, embora admita que o plantel está “em boa forma para dar essa boa réplica e o Estádio do Dragão fará o resto”.

“A perder 1-0” desde o apito inicial, será necessária “paciência com bola para enfrentar uma estrutura que é mais conservadora” e evitar qualquer “loucura desde o primeiro minuto”, explicou Francesco Farioli antes de recuar até ao 96.º minuto da primeira mão para encontrar o ponto de ligação à eliminatória: “Acredito que essa corrida pode ser a que sela o apuramento, foi a que nos dá mais hipóteses de nos qualificarmos amanhã e é representativa de quem somos, de como esta equipa se comporta, o sacrifício que todos os jogadores fazem diariamente. Temos o desejo de chegar à final, demore 90 minutos, 120 ou penáltis. O que queremos é claro, queremos chegar à final e podem estar certos de que vamos fazer tudo por isso”.

Martim Fernandes foi dado como apto pelo departamento clínico e “vai voltar à equipa” no clássico, enquanto “Zaidu vai continuar de fora, ainda no processo de recuperação”. No último treino de preparação para o encontro desta noite, Nehuén Pérez fez treino integrado condicionado e tanto Luuk de Jong como Samu trabalharam em regime de tratamento e ginásio.

Sporting

Os atuais campeões nacionais chegam ao Estádio do Dragão depois de um empate com o Arsenal em Londres (0-0), nos quartos de final da Liga dos Campeões, e de uma derrota em casa frente ao Benfica (1-2), na 30.ª jornada do campeonato. O Sporting tem o ataque mais produtivo da prova principal nacional (74 golos marcados) e a segunda defesa menos batida (19 sofridos), apenas atrás da do FC Porto (14).

O guarda-redes Rui Silva, os defesas Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo, os médios Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves e os avançados Geny Catamo, Francisco Trincão e Luis Suárez são os jogadores mais utilizados por Rui Borges, que também tem apostado em Eduardo Quaresma, João Simões e Georgios Vagiannidis e já pode contar com Geovany Quenda, que esteve afastado dos relvados entre dezembro e abril devido a lesão.

Luis Suárez (33 golos) é o melhor marcador da equipa e da Liga Portuguesa, à frente de Pedro Gonçalves (15), Francisco Trincão (12) e Geny Catamo (8). Trincão (18) lidera a tabela das assistências, seguido de Quenda (8), Suárez (7) e Pote (7). Maxi Araújo (6 golos e 4 assistências) também participou em mais de uma dezena de golos.

Equipa de arbitragem

Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa, foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O juiz de 32 anos terá como assistentes Paulo Brás e Nuno Pires, com João Gonçalves a desempenhar funções de quarto árbitro. O VAR será João Malheiro Pinto, assistido por Pedro Felisberto.

View publisher imprint