Efeito Farioli: Entradas agressivas após intervalo transformaram resultados do FC Porto | OneFootball

Efeito Farioli: Entradas agressivas após intervalo transformaram resultados do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·11 January 2026

Efeito Farioli: Entradas agressivas após intervalo transformaram resultados do FC Porto

Article image:Efeito Farioli: Entradas agressivas após intervalo transformaram resultados do FC Porto

O FC Porto inicia a segunda metade da época numa posição confortável como há muito não se via, fruto da vantagem que consolidou sobre os rivais na luta pelo título desde o início de dezembro. Um elemento que sobressaiu e tem sido determinante na afirmação da superioridade portista são as entradas fortes na segunda parte. Em três das últimas cinco jornadas do campeonato, os portistas desbloquearam os encontros até aos 50 minutos, depois de chegarem empatados ao intervalo.

Em Tondela, a intervenção de Francesco Farioli ao intervalo revelou-se decisiva para a reacção da equipa, conforme Samu revelou na altura – “o míster deu-nos na cabeça no balneário”. O abanão resultou, com Samu (48’) e William Gomes (49’) a garantirem a vitória dos dragões. Um padrão semelhante verificou-se na recepção ao AVS SAD: após um nulo na primeira parte – algo algo surpreendente, tendo em conta que os avenses eram e continuam a ser os lanternas-vermelhas – os portistas marcaram aos 48’, novamente por Samu, que mais tarde confirmou o triunfo com um bis.


OneFootball Videos


A tendência manteve-se no primeiro jogo deste ano civil, na sempre difícil deslocação a Santa Clara. Ali, um erro do guarda-redes Gabriel Batista permitiu a Samu, aos 50’, marcar o único golo da partida. Esse tento bastou para o FC Porto aumentar para sete pontos a vantagem sobre o Sporting na liderança do campeonato, a maior no final da primeira volta desde 2010/11, época em que os dragões eram orientados por André Villas-Boas.

View publisher imprint