oGol.com.br
·18 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 November 2024
Já garantida no Final Four da Nations League, a Espanha fechou a campanha de forma impecável na primeira fase e defendeu os 100% de aproveitamento. Nesta segunda-feira, diante da lanterninha Suíça, La Roja sofreu mais que o esperado, mas mostrou brio nos minutos finais e foi buscar a vitória: 3 a 2.
Com o resultado, o time comandado por Luis de la Fuente encerra a fase de grupos com seis vitórias em seis jogos e emplaca a melhor campanha da Liga das Nações, avançando com moral para fase mata-mata. Do outro lado, os suíços, com apenas dois, amargam a lanterna da chave e terão de disputar a Liga B na próxima temporada.
Empurrado por seu torcedor, a Espanha impôs seu jogo, teve mais a bola, mas não encontrou vida fácil na hora de infiltrar na defesa da Suíça, que fez valer sua estratégia, subiu um muro em sua intermediária e ofereceu pouquíssimos espaços.
Tanto que a superioridade da Roja só foi ser recompensado aos 32 minutos, quando Morata foi lançado, se livrou da marcação de Comert e foi derrubado por Ricardo Rodríguez na área. Pênalti. Na cobrança, Pedri bateu firme e parou em Mvogo. Na sequência, porém, a bola ficou viva e Yéremy Pino finalizou para o fundo das redes.
Em desvantagem, o selecionado suíço demorou, mas conseguiu sair de trás, ocupando o terreno inimigo nos minutos finais. Aos 43, inclusive, Rodríguez colocou boa bola na área para Sohm, que teve a chance de finalizar na marca do pênalti, mas falhou.
Na volta do intervalo, a Espanha tomou conta do meio campo outra vez e passou a acumular chances para ampliar a vantagem. Logo aos 11, Fabián Ruiz bateu firme pelo meio e parou em Mvogo. Pouco depois, Grimaldo recebeu belo passe de Fabián e arrumou para Nico, que bateu fraco.
Sem precisão nas suas chegadas, a Fúria acabou dando munição para reação da Suíça, que foi para o ataque e buscou o gol de empate. Aos 18, Vincent Sierro descolou bom lançamento para Joel Monteiro, que encarou a marcação pela direita, se livrou de dois marcadores na área e bateu cruzado, sem chances para Robert Sánchez.
Apesar do susto, a seleção espanhola reagiu rápido e voltou à liderança do marcador com Bryan Gil, que aproveitou indecisão do sistema defensivo suíço e colocou no fundo das redes. Mas não parou por aí. Sem se dar por vencida, a Suíça se lançou para o ataque e arrancou a igualdade novamente. Aos 40, Sierro se chocou com Fabián Ruiz na área e o árbitro marcou mais uma penalidade. Na bola, Andi Zeqiri deslocou o goleiro e fez: 2 a 2.
O segundo gol suíço colocou fogo no jogo e Espanha foi para o tudo ou nada pelo gol da vitória. Funcionou. Já nos acréscimos, Bryan Zaragoza partiu para cima de Sierro na área e foi derrubado. Mais um pênalti. O próprio Zaragoza foi para bola e garantiu a vitória da Fúria.