
Central do Timão
·8 July 2025
Em resposta a denúncias, Corinthians cria cartilha de proteção à criança contra violência e abuso sexual

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·8 July 2025
A gestão interina do Corinthians lançou uma cartilha detalhada com normas obrigatórias para prevenção de violência e abuso sexual contra menores no ambiente esportivo. O documento foi desenvolvido pelo superintendente jurídico Leonardo Pantaleão, tendo suas normas definidas após treinamento realizado com membros do clube pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
A informação foi divulgada primeiramente pelo portal UOL, que ainda revelou detalhes da cartilha. O protocolo estabelece regras claras. Entre elas, proíbe qualquer contato físico sem consentimento (exceto em emergências médicas), veda a convivência de adultos com crianças em situações íntimas como vestiários ou banheiros, e bane fotos ou vídeos nesses espaços.
Foto: Divulgação/Corinthians
O documento também exige que conversas sobre sexualidade sejam adequadas à faixa etária, determina reporte imediato de suspeitas à coordenação e aos canais internos, e proíbe terminantemente contatos externos como caronas ou encontros pessoais entre funcionários e atletas. Complementando as diretrizes, há ênfase no combate a discriminações (homofobia, racismo) e na garantia de respeito à identidade de gênero.
Por fim, a cartilha inclui também um guia prático com contatos do Disque 100, unidades de saúde próximas ao CT Joaquim Grava e orientações para acionar o Conselho Tutelar. A criação do documento foi uma resposta do Alvinegro a denúncias ocorridas durante a gestão anterior, envolvendo um ex-gerente que discutia sexo com menores (caso arquivado pelo MP-SP em maio) e um ex-preparador, cujo caso é mais grave.
Segundo os relatos, Luís Cláudio Marins teria se exibido nu durante um banho no vestiário, acessível a crianças do sub-11. O caso, que aconteceu em dezembro de 2024, é investigado pela Delegacia de Repressão à Pedofilia da Polícia Civil. Internamente, porém, Marins apenas foi transferido para o sub-18, inicialmente, sendo dispensado somente em fevereiro.
Veja mais: