Zerozero
·6 November 2025
Em Utrecht para inverter o padrão: FC Porto não tem sido feliz nas deslocações a clubes das <i>big-7</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 November 2025

O FC Porto disputa, esta quinta-feira, o seu terceiro jogo europeu fora de portas - após deslocar-se anteriormente aos terrenos de Red Bull Salzburg e Nottingham Forest -, sendo o FC Utrecht o próximo adversário dos dragões na Liga Europa.
A turma orientada por Francesco Farioli volta, assim, a enfrentar um adversário que pertence a uma das big-7 [n.d.r: principais campeonatos da Europa + ligas de Portugal e Países Baixos] e este detalhe motivou o nosso portal a investigar como tem sido a prestação dos portistas no frente a frente com este tipo de emblemas.
Ora, tendo em conta o histórico de confrontos do FC Porto no cenário em questão, este não tem sido nada favorável para a formação lusa. Isto porque, nas últimas cinco temporadas, o conjunto da Invicta venceu apenas um encontro em 13 realizados (soma ainda oito derrotas e quatro empates) contra equipas das Big-7.
O triunfo mencionado anteriormente foi resgatado na Alemanha, em 2022/23. Recorda-se desta vitória, caro leitor?
Tal como mencionado anteriormente, a última conquista do FC Porto enquanto visitante em confronto versus conjuntos da principais ligas europeias remonta a 2022/23. Nessa temporada, os pupilos de Sérgio Conceição foram eficazes (0-3) no terreno do Bayer Leverkusen e saíram da Alemanha com os três pontos na bagagem.
Wenderson Galeno abriu as hostilidades à passagem do sexto minuto de jogo, após receber um passe sublime de... Diogo Costa! O guardião luso esteve ao mais alto nível, tendo, pouco depois, travado uma grande oportunidade dos farmacêuticos, ao defender a grande penalidade cobrada por Kerem Demirbay (16').
Os restantes golos da noite surgiram a partir da marca dos onze metros. Mehdi Taremi não se fez de rogado aos 53 minutos, antes de fixar o resultado em 0-3 à passagem do minuto 64. Estes lances representaram um duro golpe para os germânicos, que foram incapazes de reentrar na narrativa e sofreram uma pesada derrota.
Daí em diante, os azuis e brancos não voltaram a vencer um jogo oficial na casa de uma equipa que atue num dos sete principais campeonatos da Europa. Confira, na tabela abaixo, o registo dos dragões no cenário em questão, relativamente às últimas cinco temporadas.
Assim sendo, o FC Porto desloca-se ao reduto do FC Utrecht para inverter a tendência e voltar a triunfar frente a uma equipa das big-7. Este será o primeiro jogo dos dragões nos Países Baixos desde a temporada 2019/20 - nessa época, a turma de Sérgio Conceição somou um desaire, por 2-0, na casa do Feyenoord.
O regresso dos portistas a terras neerlandesas levanta uma pertinente questão: afinal, como se tem comportado a turma azul e branca nas viagens à região?
Ora, a formação portuense não venceu nas últimas três disputas realizadas em solo neerlandês. Além do desaire em Roterdão (2019/20), os azuis e brancos também perderam na casa do Ajax, na temporada 1998/98, por 2-1, depois de já terem empatado no Feijenoord.
Antes disso, relativamente a temporadas mais longínquas, o FC Porto apresenta um registo mais equilibrado, com três vitórias, um empate e uma derrota. Em suma, o histórico dos dragões nos Países Baixos é pautado por três triunfos, dois empates e três desaires.
Ainda assim, existe um dado que dá alento à turma de Farioli, uma vez que o emblema azul e branco venceu os dois jogos que disputou frente ao FC Utrecht.
Conseguirá o técnico italiano rubricar a terceira vitória frente a este adversário?









































