Leonino
·13 January 2026
Entrada de reforços obriga Sporting a definir futuro de Flávio Gonçalves

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·13 January 2026

A integração de Flávio Gonçalves no plantel principal do Sporting não será alterada pela chegada de novos reforços para as alas ofensivas, como Luís Guilherme e Souleymane Faye. A estratégia definida no final da última temporada mantém-se e passa por continuar a acompanhar de perto a evolução do jovem extremo, que permanecerá a trabalhar regularmente com a equipa principal até ao final da época.
Com apenas 18 anos, Flávio Gonçalves estreou-se a titular na equipa principal na final four da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, e continuará inserido na dinâmica do plantel orientado por Rui Borges. O treinador leonino identifica no jogador um potencial que justifica a aposta continuada, num processo que visa consolidar tanto os aspetos táticos como a componente física.
A gestão do jovem extremo passa por mantê-lo junto da equipa principal, descendo pontualmente à equipa B apenas quando for necessário ganhar ritmo competitivo. Nas últimas semanas, esse cenário não se verificou devido às várias ausências no plantel, como as de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda. Mesmo com o regresso do moçambicano após a Taça das Nações Africanas, Flávio Gonçalves deverá continuar a integrar as opções para o jogo frente ao Casa Pia, agendado para sexta-feira.
Renovado no último verão até 2030, Flávio Gonçalves reúne características apreciadas pela equipa técnica, que o vê como uma solução a médio prazo. O jogador, que chegou ao Sporting em 2018/19 proveniente do Rio Ave, com apenas 13 anos, tem como principal objetivo afirmar-se na equipa principal, numa caminhada que continuará a ser feita de forma gradual e sustentada.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Flávio Gonçalves soma já 13 jogos pela equipa B. O atleta somou quatro golos e uma assistência, além de três golos e uma assistência pela equipa de juniores. Pela turma de Rui Borges, tem um passe para golo em seis partidas (163 minutos).
Confira um golaço de Flávio Gonçalves:









































