Jogada10
·30 December 2025
Entre crise política e planejamento esportivo, São Paulo acelera reformulação para 2026

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·30 December 2025

O São Paulo vive semanas de forte turbulência fora de campo, em meio à mais grave crise política dos últimos anos, mas tenta manter o foco no futebol para iniciar a temporada de 2026 com um elenco reformulado. Enquanto o clube aguarda a abertura da janela de transferências, no começo de janeiro, a diretoria trabalha para dar respaldo ao técnico Hernán Crespo e avançar no planejamento esportivo.
Até o momento, o Tricolor já tem duas contratações asseguradas. O volante Danielzinho foi anunciado oficialmente, enquanto o goleiro Carlos Coronel tem acordo fechado e será apresentado como reforço nos primeiros dias de 2026.
O trabalho no mercado é liderado pelo executivo de futebol Rui Costa, que tenta conduzir as negociações à margem do ambiente político conturbado. Internamente, a ordem é “isolar” o departamento de futebol, garantindo autonomia e tranquilidade para a montagem do elenco.
Nos bastidores, a situação do presidente Julio Casares se deteriorou nas últimas semanas. O dirigente enfrenta pressão de opositores e antigos aliados após episódios extracampo que abalaram sua imagem no clube. Conselheiros de diferentes grupos protocolaram requerimentos no Conselho Deliberativo, cobrando punições aos envolvidos e responsabilização da presidência.
Além disso, aliados e opositores se articulam para reunir o quórum mínimo de 50 assinaturas necessário para convocar uma reunião extraordinária que pode colocar em pauta o impeachment de Casares. Um pedido já está protocolado por grupos de oposição, que agora aguardam a definição de data pelo presidente do Conselho, Olten Ayres, para que a eventual destituição acabe sendo votada.
Os protestos também ultrapassaram os bastidores. Na última semana, associados estenderam faixas na sede social do Morumbis, com críticas diretas ao episódio do camarote e frases que remetem a declarações de dirigentes, ampliando o desgaste institucional.

São Paulo tenta driblar crise política para reforçar elenco – Foto: Reprodução/Instagram
Apesar do cenário instável, o São Paulo avançou em uma ampla reformulação do elenco. Para 2026, o clube já acertou as saídas de Maílton, Dinenno, Luiz Gustavo, Rigoni, Leandro, Iba Ly, Jandrei e Patryck. Assim, enxugou a folha e abrindo espaço para novas chegadas.
Outros movimentos seguem em análise, dentro das limitações orçamentárias. As três possíveis trocas com o Botafogo, discutidas internamente, não devem se concretizar. O que obriga o Tricolor a buscar alternativas no mercado nacional e internacional.
O desafio é o tempo curto. A reapresentação do elenco está marcada para 2 de janeiro, e a estreia no Campeonato Paulista acontece já no dia 11, contra o Mirassol, fora de casa. Entre instabilidade política e urgência esportiva, o São Paulo tenta virar a página e começar 2026 com foco exclusivo no campo.









































