CBF
·18 September 2025
eSeleção Brasileira Estreia com Vitória e Empate nas Eliminatórias para a FIFAe Copa do Mundo 2025

In partnership with
Yahoo sportsCBF
·18 September 2025
A eSeleção Brasileira da categoria Console deu início nesta quarta-feira (17) à disputa por uma das três vagas para a FIFAe Copa do Mundo 2025. Após a primeira rodada, a dupla formada por HenrykinhO e JVictorPRO, e treinada por Thiago Avaré, ficou em terceiro no Grupo A, com o mesmo número de pontos dos líderes Trinidad e Tobago e Venezuela. Nesta quinta-feira (18), mais seis jogos estão programados.
Depois de um período de treinamentos na Granja Comary, sob o comando do técnico Thiago Avaré, Henrique Mesquita (HenrykinhO) e João Victor Lopes (JVictor PRO) afinaram a sintonia para o jogo em duplas, que exige entrosamento para que as qualidades individuais apareçam em prol do time.
Devidamente uniformizados com a Amarelinha, a dupla precisou de paciência para lidar com a estreia, já que o primeiro jogo, contra a Guiana, foi um WO dos adversários, adiando um pouco mais o início das disputas.
Já era perto das 21 horas quando finalmente a dupla pode pegar os controles e iniciar a partida contra El Salvador, jogada na sala 222, no segundo andar da sede da CBF.
Antes do jogo, a eSeleção visitou o Museu da CBF e posou ao lado das estátuas de Marta e PeléCréditos: Rafael Ribeiro / CBF
Por ser disputada no modo “Dream Team”, os times contam com jogadores de vários países e épocas diferentes. O Brasil tinha, por exemplo, o italiano Buffon no gol, o uruguaio Ronald Araújo na zaga, e o português Cristiano Ronaldo no ataque, além de lendas nacionais como Kaká e Roberto Carlos. O adversário tinha simplesmente Pelé.
Depois de um primeiro tempo com mais volume de jogo e posse de bola, a eSeleção foi para o intervalo com um 0 a 0. Na volta para o segundo tempo, um susto: El Salvador abriu o placar. O gol foi de Diego Furlán.
Entrou em jogo então um aspecto fundamental do jogo do Brasil: o equilíbrio emocional. A dupla se comunicou bem, notou que jogava melhor e decretou que viraria o placar. Com menos de 45 minutos, reverteram o resultado para um 3 a 1.
“Uma das coisas que mais treinamos durante a preparação foram as jogadas de bola parada. E conseguimos os três gols assim nessa estreia”, disse o coach Thiago Avaré.
Para HenrykinhO, superar o nervosismo da estreia foi possível devido ao entendimento que teve com o companheiro e a capacidade da dupla se complementar no jogo. “Ele é um dos jogadores mais habilidosos da atualidade e eu entro com a parte da marcação com mais pressão. Deu certo e fizemos uma boa estreia”, disse.
Além da habilidade, JVictorPRO demonstrou durante a partida uma boa leitura do jogo, alterando o esquema tático do time para transformar a superioridade em gols - algo que trouxe do gosto por assistir futebol. “Sempre gostei muito de acompanhar e também sou coach em um time, então procuro essa leitura durante os jogos”, disse ele, enfatizando o quanto o equilíbrio mental foi importante na estreia.
A eSeleção jogou ainda mais duas partidas: o empate sem gols contra a Venezuela e um 3 a 0 contra o Chile, além de mais um WO contra a equipe das Ilhas Turcas e Caicos. Ao término da primeira rodada, o Brasil ficou na terceira colocação do Grupo A, com 13 pontos, mesmo número de Trinidad e Tobago e Venezuela, em vantagem pelo saldo de gols.