Especialista em finanças aponta 2 únicos clubes que podem ‘acompanhar’ Flamengo e Palmeiras | OneFootball

Especialista em finanças aponta 2 únicos clubes que podem ‘acompanhar’ Flamengo e Palmeiras | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·10 September 2025

Especialista em finanças aponta 2 únicos clubes que podem ‘acompanhar’ Flamengo e Palmeiras

Article image:Especialista em finanças aponta 2 únicos clubes que podem ‘acompanhar’ Flamengo e Palmeiras

Rodrigo Capelo vê Corinthians e São Paulo com potencial para disputar com o Flamengo, mas precisam se reorganizar


Flamengo e Palmeiras têm lutado pelos principais títulos do Brasil e do continente nos últimos anos. Porém, outros dois clubes possuem condições de rivalizar com a dupla: Corinthians e São Paulo. Pelo menos, essa é a visão do especialista em finanças do esporte, Rodrigo Capelo. Porém, o jornalista faz um adendo: ambos precisam se organizar.

Os únicos clubes que têm condições de acompanhar Palmeiras e Flamengo no Brasil são Corinthians e São Paulo. Só que os dois são tão complicados que se embolam e fazem maus negócios, mas mesmo assim crescem, faturam muito bem e conseguem competir mais ou menos de igual para igual nos gastos. Irresponsavelmente, mas competem —, disse Capelo, em entrevista ao canal ‘Tricolaços’.


OneFootball Videos


Os dois são os únicos por causa da torcida e da localização. Porque estar na cidade de São Paulo, a maior capital e o principal centro econômico do país, puxa a receita do estádio, puxa a receita de patrocínio, puxa a visibilidade da TV… É uma vantagem muito grande em relação a quem está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, e, principalmente, no Nordeste. Os deslocamentos de viagens também são mais curtos. Há muitas vantagens de estar em São Paulo —, acrescentou.

QUAIS AS DIFERENÇAS DE POSTURAS DOS BEM-SUCEDIDOS?

O Flamengo, a partir de 2013, passou a agir com responsabilidade no mercado, gastando menos do que arrecada e cortando custos. Depois de anos contratando jogadores como Bruninho, Val, Paulinho e companhia, o clube hoje colhe os frutos, ao ponto de tirar titulares de times grandes da Europa, como Samuel Lino, recém-contratado junto ao Atlético de Madrid (ESP).

Já o Palmeiras contou com ajuda da Crefisa para alavancar as finanças e hoje opera no positivo. Por outro lado, Corinthians e São Paulo, mesmo com dívidas, seguem agindo de maneira irresponsável no mercado. A equipe do Parque São Jorge, por exemplo, paga salário ‘nível Europa’ para Memphis Depay. E o clube do Morumbi quase fez loucura financeira por Marcos Leonardo, do Al Hilal (SAU). A transação só não foi concluída por falta de tempo hábil.

COMO ESTÃO OS TIMES EM CAMPO?

Dos quatro citados por Capelo, o Corinthians é o único que não joga a Libertadores em 2025. Já Flamengo, Palmeiras e São Paulo seguem no torneio continental. No entanto, o Mais Querido está um pouco acima dos demais, já que lidera o Brasileirão. Inclusive, no domingo (14), o time de Filipe Luís entra em campo contra o Juventude, em Caxias do Sul.

View publisher imprint