Zerozero
·28 September 2025
Estreia da rivalidade na II Liga sorri aos lusitanistas em Santa Maria da Feira

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28 September 2025
O Estádio Marcolino Castro foi palco do primeiro duelo entre os rivais Feirense e Lusitânia de Lourosa a contar para II Liga. Os visitantes, em época de estreia no segundo escalão, superiorizaram-se ao conjunto caseiro e venceram, por 1-2.
A primeira parte, longe de ser vistosa e brilhante, foi intensa e competitiva. O Feirense, nos primeiros minutos, foi asfixiante na pressão e procurou ter bola no último terço, mas foi incapaz de transformar a posse em lances de perigo.
O Lusitânia, por sua vez, com o passar do tempo, ganhou confiança e cresceu no jogo. Um cabeceamento perigoso de Collard foi o aviso e, pouco mais tarde, surgiu o golo de Luís Rocha, após uma bela jogada coletiva pela direita.
Apesar de nova entrada interessante por parte do conjunto liderado por Ricardo Costa, os lusitanistas não tremeram e souberam dilatar a vantagem. Arsénio aproveitou o espaço nas costas adversárias para lançar Miguel Pereira na profundidade. Com espaço, o atleta desviou de Francisco Meixedo e festejou o segundo tento forasteiro.
A perder por dois, o Feirense fez de tudo para alterar o rumo dos acontecimentos. Subiu linhas, criou mais perigo e viveu o melhor período no encontro.
Aos 83 minutos, quase uma dezena de minutos depois do lance que levou Leandro Antunes à marca de 11 metros - demora do VAR e do árbitro num lance complicado -, o experiente avançado converteu a grande penalidade, restabelecendo a igualdade no marcador.
Este golo reacendeu a esperança dos da casa, mas apesar dos esforços e de algumas oportunidades nos minutos finais, o resultado manteve-se inalterado até ao apito final.
Com este triunfo, o Lusitânia passa à frente do rival. De momento, com seis partidas disputadas, o conjunto de Lourosa conta nove pontos, enquanto os homens de Santa Maria da Feira têm oito.
Jogo complicado para Marcos Brazão, com os ânimos à flor da pele de parte a parte. O árbitro de 35 anos soube manter o jogo controlado e, apesar dos cinco cartões amarelos mostrados, não procurou ser protagonista. Menção inevitável para o momento menos positivo - que não invalida a boa prestação: a demora de praticamente 10 minutos para avaliar e assinalar a grande penalidade a favor do Feirense. Não sendo um lance de análise fácil, nunca pode demorar tanto tempo.
Onze do Feirense:
Francisco Meixedo, Luiz Gustavo, Emanuel Moreira, Antonio Leal, Zé Ricardo, Daouda Doumbia, Tiago Ribeiro, Gabriel Costa, Nile John, Kirill Klimov, Leandro Antunes
Onze do Lusitânia de Lourosa:
Vitor Hugo, Gonçalo Braga, Bruno Faria, Dylan Collard, Luís Rocha, Tokinho Dória, Miguel Teixeira, Miguel Pereira, Arsénio Nunes, Tiago Dias, João Silva
1':
Começou a partida
30':
Jogo pouco vistoso, mas muito intenso e competitivo, até ao momento! O Feirense tem um ligeiro ascendente na partida, por ter mais bola no último terço, mas não tem sido capaz de criar grande perigo. Do outro lado, o Lusitânia FC foi ganhando confiança e agressividade com o decorrer do encontro e já conseguiu chegar, uma vez ou outra, à área de Francisco Meixedo
38':
Lusitânia de Lourosa: Dylan Collard
com a melhor oportunidade da primeira parte! O central goleador aproveitou o canto para subir à área adversária e, à entrada da pequena área, cabeceou. A bola passou a rasar a barra.
42':
GOLO Lusitânia de Lourosa! Luís Rocha marca
Luís Rocha marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Bela jogada dos visitantes pela direita! João Silva desviou subtilmente o cruzamento rasteiro e colocou a bola a jeito de Luís Rocha. O lateral esforçou-se para aparecer com espaço pela esquerda e, após enquadrar-se, chutou forte, para o fundo das redes adversárias.
45 +3':
Primeira parte interessante no Marcolino Castro. Longe de ser apelativa e vistosa, mas que convenceu pelo ambiente e pela vontade evidenciada pelos dois lados. 45 minutos de duas caras: se o Feirense entrou melhor, mais agressivo e asfixiante, o Lusitânia FC terminou por cima, com algum perigo e, mais importante que tudo, um golo. Pelo meio, houve muito equilíbrio e intensidade. Venha daí a segunda parte!
48':
Feirense: Leandro Antunes
, na sequência do livre, bateu forte e para o lado do guarda-redes. Vítor Hugo voou, mas a bola passou uns centímetros ao lado do poste.
50':
Lusitânia de Lourosa: João Silva e Tiago Dias
obrigaram Francisco Meixedo a duas defesas apertadas. O primeiro chutou forte, fora da área; na sequência de uma defesa incompleta, o segundo aproveitou para tentar a sorte, de ângulo apertado,. A dois tempos, Meixedo acabou com o perigo
62':
GOLO Lusitânia de Lourosa! Miguel Pereira marca
Miguel Pereira marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Ataque rápido... e letal! Saída articulada do Lusitânia FC, com Arsénio a lançar - com conta, peso e medida - Miguel Pereira, que partiu ainda atrás do meio-campo. O português acelerou e, na cara do golo, desviou de Meixedo, com um tiro forte
83':
GOLO Feirense: Leandro Antunes marca de grande penalidade!
Leandro Antunes marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
Leandro Antunes partiu para a bola, fez a clássica paradinha e atirou para o lado contrário do guarda-redes. Homem para a esquerda, bola para a direita e desvantagem reduzida!
90 +2':
Feirense: Jonny Arriba
surgiu em excelente posição para responder ao cruzamento nascido da esquerda. Desviou de cabeça, mas de forma insuficiente para encaminhar a bola para o fundo das redes
90 +3':
Feirense: Jonny Arriba
respondeu agora a um cruzamento da direita. Tiro de pé direito, mas à figura de Vítor Hugo
90 +14':
O árbitro apita para o final da partida
90 +14':
Primeiro jogo desta rivalidade na II Liga, primeira vitória do Lusitânia FC em Santa Maria da Feira! Jogo sólido da equipa de Lourosa. Fortes defensivamente - bela exibição de Collard - e seguros a sair para o ataque, na certa e com perigo. Colocaram-se com mérito em vantagem e, ainda que com alguma dificuldade, aguentaram o pressing do CD Feirense nos minutos finais, que muito fizeram para terminar o encontro com outro resultado.
Melhor em campo:
Arsénio Nunes (LFCL) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Caso tivesse sido um duelo com menos golos, o prémio seria de Dylan Collard, que foi o esteio da defesa visitante. Tendo em conta os dois golos do Lusitânia FC e a boa imagem ofensiva dos homens de Lourosa, damos o prémio a Arsénio, que assistiu - belo lance - e foi o maestro da equipa com bola.
Live
Live