Papo na Colina
·4 February 2026
Estudo aponta Vasco como o pior entre os “12 grandes” no ranking do Século XXI do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·4 February 2026

Um levantamento minucioso realizado pelo portal FutDados, abrangendo todas as edições do Campeonato Brasileiro disputadas no século XXI (de 2001 a 2025), jogou luz sobre a nova hierarquia de forças do futebol nacional e trouxe notícias amargas para o torcedor do Vasco da Gama. O estudo confirmou estatisticamente a perda de protagonismo do clube: o Cruz-Maltino aparece apenas na 13ª colocação no ranking geral de pontos, sendo o pior colocado entre os tradicionais “12 grandes” do Brasil.
Os números são frios e reveladores. Com 979 pontos conquistados em 757 jogos, o Vasco foi ultrapassado pelo Athletico-PR, que ocupa o 11º lugar com 1.258 pontos. O clube também está atrás do rival Botafogo (1.130 pontos).
O topo da tabela reflete a regularidade: o São Paulo lidera com 1.535 pontos, seguido de perto pelo Flamengo. A diferença de competitividade fica evidente quando se analisa a presença no topo da tabela: enquanto o São Paulo terminou no G-6 em 16 edições, o Vasco conseguiu esse feito apenas quatro vezes em 25 anos.

Fernando Diniz tem a missão de mudar o cenário – Foto: Wagner Meier/Getty Images
Dois fatores principais explicam esse desempenho pífio e a saída do Vasco da elite estatística:

Ranking do Brasileirão no Século XXI – Foto: Reprodução Jogada10
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.








































