Coluna do Fla
·16 January 2026
Ex-Cruzeiro revela que Leonardo Jardim esteve próximo de substituir Filipe Luís no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 January 2026

As últimas semanas de 2025 foram de tensão para o torcedor rubro-negro. Isso porque, o Flamengo teve dificuldades para renovar o contrato de Filipe Luís. Quando a negociação travou, o Mengo conversou com Leonardo Jardim, que estava de saída do Cruzeiro. No entanto, o português havia prometido que ia dar um tempo na carreira.
— Se há uma coisa que valorizo no mister (Jardim), é o caráter. ‘N’ vezes ele falou com o presidente Pedrinho (Lourenço, do Cruzeiro) que no Brasil só treinaria o Cruzeiro, mais ninguém. Depois de sairmos, houve uma abordagem do Flamengo, uma reunião, mas a palavra é uma coisa importante —, revelou o auxiliar de Leonardo Jardim, Diogo Dias.
— Para ele, mais que dinheiro, o caráter é algo intocável. Nesse sentido, ele manteve a palavra de que não treinaria outro time brasileiro. Ele também não queria tão cedo voltar a trabalhar aqui no Brasil —, acrescentou o assistente do Jardim nos tempos de Cruzeiro, em entrevista ao ‘No Ataque’.
Flamengo e Filipe Luís demoraram a chegar em um acordo, por conta de debates sobre salário, tempo de contrato e valor de multa rescisória. Por isso, o Rubro-Negro foi atrás de Leonardo Jardim e outros dois treinadores: Artur Jorge, atualmente no Mundo Árabe, e Thiago Motta, ex-Juventus (ITA).
Porém, na última semana de dezembro, Filipe Luís disse “sim” para a proposta do Flamengo e renovou o contrato. O acordo tem validade de dois anos, ou seja, até dezembro de 2027. Agora, o comandante foca em repetir 2025, quando ganhou Libertadores e Brasileirão.









































