Esporte News Mundo
·20 October 2025
Ex-Premier League assume seleção que busca milagre nas eliminatórias

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·20 October 2025
— Continua depois da publicidade —
Buscando se classificar para a repescagem nas Eliminatórias Europeias, a Suécia anunciou a contratação do técnico Graham Potter. O inglês assinou um vínculo até março do ano que vem, quando está prevista a repescagem europeia.
“Estou muito honrado com a tarefa, mas também incrivelmente inspirado. A Suécia tem jogadores fantásticos que se destacam nas melhores ligas do mundo durante as semanas. Meu trabalho será criar as condições para que nós, como equipe, atinjamos o mais alto nível e levemos a Suécia à Copa do Mundo no próximo verão”, comemorou Potter, em entrevista oficial ao site da Federação Sueca.
Potter conhece bem o futebol sueco por conta de seu longo trabalho com o Ostersund. O inglês assumiu o clube das montanhas com a equipe na quarta divisão, levou para a primeira divisão sueca, venceu uma das copas do país e levou a equipe a uma inédita campanha na Liga Europa, que acabou com uma vitória histórica sobre o Arsenal de Arsene Wenger.
Publicidade
Graham Potter em sua apresentação na Suécia (Foto: Divulgação/Federação Sueca)
O inglês assume a Suécia em um período em que a federação do país aposta em técnicos estrangeiros no comando da seleção. Com isso, ele sucede o dinamarquês Dahl Tomasson, que foi o primeiro técnico da história a ser demitido da seleção do país.
O ex-atacante é um dos maiores ídolos da Dinamarca, maior rival. Ele assumiu o cargo em fevereiro do ano passado e começou bem no cargo, apesar de ter perdido três dos quatro primeiros amistosos no comando. No entanto, ele reverteu isso com uma campanha forte na Liga das Nações, que viu a Suécia ser promovida em primeiro para a Liga B.
No entanto, a Suécia não faz uma boa campanha nas Eliminatórias Europeias até agora, somando apenas um ponto até agora. Os suecos ocupam a lanterna do Grupo B após duas derrotas para o Kosovo e uma para a Suíça, mas ainda têm chances de ir para a repescagem por conta da boa campanha na Liga das Nações.
Para chegar à repescagem continental, a Suécia precisa vencer os dois jogos restantes na competição para poder chegar à segunda colocação da chave. Por conta disso, Potter terá que vencer Suíça e Eslovênia, respectivamente, além de torcer por vitórias dos rivais sobre o Kosovo.