Ex-Sporting revela que passou por depressão no FC Barcelona: «Sentia muita falta da minha família» | OneFootball

Ex-Sporting revela que passou por depressão no FC Barcelona: «Sentia muita falta da minha família» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 February 2026

Ex-Sporting revela que passou por depressão no FC Barcelona: «Sentia muita falta da minha família»

Article image:Ex-Sporting revela que passou por depressão no FC Barcelona: «Sentia muita falta da minha família»

Diego Capel, ex-Sporting, recordou os momentos difíceis que passou na academia do FC Barcelona, La Masia, aos 12 anos.

Natural de Albox, da província de Almería, o espanhol representou os escalões de formação da equipa da Catalunha, antes de rumar ao Sevilla. Foi na pequena vila onde nasceu que, durante um torneio, um olheiro do Barcelona reparou na qualidade acima da média do pequeno Capel.


OneFootball Videos


«Estava a jogar um torneio de futsal de 24 horas na minha vila. Era o meu primeiro torneio, com clubes de bairro. Quando terminou, o meu treinador disse-me que havia um homem que queria falar comigo. Ele apresentou-se como olheiro do Barcelona em Almería e foi ele quem me descobriu. Estou-lhe eternamente grato, se não fosse ele, talvez não estaria aqui», revelou, em entrevista ao podcast Offsiders.

A mudança para Barcelona concretizou-se, mas não correu da forma esperada: «Sentia muita falta da minha família. Acho que hoje em dia as coisas são diferentes. As crianças levam as suas famílias. Eu nem tinha telemóvel. Deram-me um Alcatel, que era uma porcaria, para ligar para os meus pais. E essa era a minha rotina diária. À noite, conversava com a minha mãe e chorava muito. Depois de cinco ou seis meses, decidi voltar para minha aldeia.»

Agora com 37 anos, o antigo extremo, recordou ainda a passagem por Portugal, de 2011 a 2015, ao serviço dos Leões: «Fui para um clube de onde saiu Cristiano Ronaldo, Futre ou Nani. No primeiro jogo que faço, tive uma exibição de loucos e 40 mil pessoas cantaram o meu nome. Disse para mim: 'O que é isto? Que bonito'. Sais do Sevilha e pensas que não vais viver o mesmo, mas cheguei a um clube com uma massa social espetacular. Fiquei lá quatro anos. No primeiro ano cheguei à mmeia-finalda Liga Europa, joguei a final da Taça de Portugal e fui considerado o melhor jogador numa Liga onde estavam James Rodrigues, Hulk, Gaitán ou Aimar.»

Foram 478 jogos e 38 golos do internacional pela seleção espanhola (duas ocasiões) durante a carreira. O currículo ficou composto por uma Supertaça Europeia, duas Ligas Europa, uma Taça de Portugal, uma Liga Belga, duas Taças de Espanha e uma Supertaça Espanhola.

View publisher imprint