Leonino
·14 December 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14 December 2024
Do Sporting ao United: Ruben Amorim tenta renascer em Old Trafford
|
Ruben Amorim trocou o conforto e os elogios recebidos no Sporting pela pressão de treinar o Manchester United, um dos clubes mais exigentes do mundo. Em Alvalade, o treinador conquistou títulos e a admiração dos adeptos, mas em Old Trafford enfrenta o desafio de evitar ser mais uma vítima do "cemitério de treinadores".
Desde a saída de Sir Alex Ferguson em 2013, o Manchester United tem vivido um período de instabilidade. Apesar de um investimento superior a 1,6 mil milhões de euros e de ter apostado em treinadores conceituados, como José Mourinho, os ‘red devils’ não conquistaram mais campeonatos. O desgaste acumulado levou a uma contestação crescente à gestão da família Glazer, que adquiriu o clube em 2005 e foi criticada por endividar o United e por falta de ambição desportiva.
A situação começou a mudar em 2023, quando Jim Ratcliffe adquiriu 25% do clube e assumiu o controlo das operações desportivas. Ratcliffe trouxe novos dirigentes e, após meses de ponderação, substituiu o técnico neerlandês Erik ten Hag por Ruben Amorim.
Os desafios de Ruben Amorim são imensos, num campeonato onde rivais como Manchester City, Liverpool, Arsenal e Chelsea dominam. A ambição de Ratcliffe é recolocar o United no topo, mas o clube está num patamar inferior em várias dimensões. Amorim enfrenta dúvidas sobre a qualidade do plantel e a pressão de apresentar resultados rapidamente, num ambiente onde erros podem ser tolerados, mas não repetidos, como sublinhou o novo proprietário.
O início no Manchester United tem sido cauteloso, com Amorim a usar o seu carisma nas declarações públicas para conquistar a confiança dos adeptos. Apesar de o clube estar atualmente longe dos lugares cimeiros, o técnico tem insistido que o projeto exige tempo e paciência. Com um estilo confiante e pragmático, Ruben Amorim tenta replicar a fórmula de sucesso que o consagrou em Alvalade, enquanto luta para construir bases sólidas num contexto competitivo sem margem para erros.
Live