Papo na Colina
·15 November 2025
Ex-Vasco, Cristóvão Borges vai comandar clube rival de Atlético-MG e Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·15 November 2025

Cristóvão Borges, técnico que viveu um dos períodos mais marcantes da história recente do Vasco da Gama, está próximo de voltar ao cenário nacional. O treinador encaminhou acordo para assumir o Tombense, clube que disputará a primeira divisão do Campeonato Mineiro em 2026.
O acerto foi confirmado pelo presidente Lane Gaviolle, que revelou que há um acordo verbal entre as partes. Cristóvão deve viajar a Tombos na próxima semana para conhecer a estrutura do Alvirrubro e assinar o contrato.

Cristóvão Borges Corinthians — Foto: Marcelo Braga
Passagem de destaque no Vasco
Cristóvão ganhou projeção no comando do Vasco entre 2011 e 2012, quando recebeu sua primeira oportunidade como treinador após anos trabalhando como auxiliar em clubes como Bangu, Sport, Vitória, Fluminense, Vasco e na seleção brasileira sub-20.
No Cruz-Maltino, o técnico viveu seu melhor momento. Foram 78 partidas, com 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, aproveitamento de 60,2%. Sob seu comando, o Vasco:
Cristóvão retornaria a São Januário em 2017 para uma segunda passagem mais curta, de 11 jogos.
Carreira depois do Cruz-Maltino
Após deixar o Vasco pela segunda vez, o treinador passou por Bahia, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR, onde conquistou o Campeonato Paranaense. Em 2020, levantou o título do Campeonato Goiano pelo Atlético-GO.
Nos últimos anos, alternou períodos sem clube e trabalhos pontuais, sendo o Figueirense sua equipe mais recente.

Cristóvão Borges foi muito bem com o Vasco na primeira passagem — Foto: Carlos Gregório Jr. / Vasco
Novo desafio no interior de Minas
O Tombense terá um calendário cheio em 2026, com disputa:
Se confirmado, Cristóvão volta à ativa após se afastar dos holofotes — e reencontra o futebol mineiro, agora rivalizando com clubes de forte ligação com sua trajetória como jogador, caso do Atlético-MG.
Para os vascaínos, o retorno do técnico sempre remete a um período competitivo e memorável após o título da Copa do Brasil de 2011, quando o time se manteve entre as principais forças do país sob seu comando.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































