Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura | OneFootball

Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·6 November 2025

Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura

Article image:Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura
  1. Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

O Corinthians foi derrotado pelo Red Bull Bragantino pela 32ª rodada do Brasileirão, mas o protagonismo do jogo acabou ficando com a arbitragem. Os jogadores reclamaram durante o jogo e, após o apito final, Fabinho Soldado externou o pensamento sobre esse problema do futebol brasileiro.

“Eu vou falar da estrutura do futebol. A gente tem enviado ofício, pessoalmente o presidente já esteve presente, eu já estive presente várias vezes. A gente escuta que a intenção é melhorar, a gente precisa fazer a nossa parte. É uma pressão muito grande em relação aos árbitros, é bem verdade, não queremos mudar o foco da partida porque as avaliações técnicas do jogo, certamente, o Dorival vai fazer”, iniciou o executivo na zona mista do Estádio Cícero de Souza Marques.


OneFootball Videos


Article image:Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura

Foto: TV Central do Timão

O Corinthians teve dois expulsos no confronto, José Martínez e Charles, além da suspensão de André Carrillo por sofrer o terceiro amarelo no Brasileirão. Além disso, Dorival ainda tem dúvidas sobre a disponibilidade de Raniele, que saiu no primeiro tempo com um desconforto na coxa.

Não é transferir a responsabilidade, mas a verdade é que hoje foi mais uma arbitragem muito confusa que vai trazer muito transtorno com o Corinthians em relação aos cartões, a forma que foi, a insegurança dentro da partida, mas eu não quero falar só dela, da Edina. Apesar de que no Campeonato Brasileiro, o árbitro está quase um mês sem apitar um jogo, precisa dessa minutagem. Mas a gente precisa melhorar a estrutura do futebol brasileiro. A gente tem tentado colaborar, mas não pode ser prejudicado mais uma vez em relação a isso”, complementou.

O tema arbitragem vem sendo frequente nesta edição do Brasileirão, gerando até afastamento de árbitro e responsável pelas chamadas do VAR. Além disso, a própria CBF já reconheceu erros claros em jogos da competição.

“Toda rodada, todos os clubes reclamam. Eu preciso continuar falando sobre a estrutura da arbitragem. Alguns clubes usam uma forma de reclamar mesmo quando ganham, outros reclamam quando perdem, então assim, cada um vai tentando de uma forma que, de novo, a gente vai falar de cada rodada, falar do árbitro A, árbitro B, e cada um vai usando a sua estratégia. Não pode ser assim, a arbitragem precisa ser uma arbitragem que consiga ter critérios únicos, critérios padronizados, para que, mesmo que erre, erre dentro dos seus critérios, comentou Soldado.

A nossa expectativa é que os critérios fossem aproximados para que a gente pudesse, a cada jogo, a cada rodada, ter os critérios bem definidos, dentro da própria partida não ter lances que naquele momento do jogo, naquele minuto, ela interpretou de um jeito no outro, no mesmo minuto, quer dizer, no minuto seguinte, interpretou de uma outra forma“, complementou.

O atual presidente da CBF, Samir Xaud, já comentou sobre uma possível mudança na comissão de arbitragem brasileira para 2026. Além disso, também há o desejo de profissionalizar o ofício, visto que diversos árbitros compartilham os compromissos com outras profissões.

“Então, se a gente não falar de estrutura, a gente vai ficar aqui toda rodada, toda rodada falando, cada clube usando a sua estratégia e não vai ser legal para o futebol. Acho que a gente precisa ter aí alguma conversa definitiva para que a gente possa melhorar em relação a tudo isso, finalizou Fabinho Soldado.

Veja mais:

Article image:Fabinho Soldado critica arbitragem de derrota do Corinthians e pede mudança na estrutura

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

View publisher imprint