Zerozero
·22 March 2026
Fafe vence Paredes e assume a liderança da Fase de Manutenção da Série 1

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 March 2026

A AD Fafe é o novo líder da Série 1 da fase de manutenção da Liga 3, após vencer o USC Paredes por 1-0 no Estádio Municipal de Fafe. Num duelo crucial a contar para a 6ª jornada, os justiceiros aproveitaram o deslize do Braga B para saltarem para o primeiro lugar da tabela, somando agora 17 pontos.
A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio, embora o Fafe tenha assumido as despesas do jogo desde cedo. Com mais posse de bola e iniciativa, a equipa da casa instalou-se no último terço, mas sentiu dificuldades em furar a muralha defensiva de um Paredes mais expectante. Tirando um cabeceamento perigoso de João Santos logo aos sete minutos, o ritmo acabou por cair numa fase «mastigada», com muita luta a meio-campo e pouca clarividência nas zonas de finalização, levando o nulo para o descanso.
O segundo tempo manteve a toada morna até ao momento da decisão. O Fafe continuou a comandar as operações, enquanto o Paredes tentava responder através do jogo de corredores, mas sem criar calafrios sérios à baliza contrária. O nó desatou-se aos 74 minutos. Na marcação de uma grande penalidade, João Santos não tremeu e, com frieza, desviou a bola de Fábio Matos para inaugurar o marcador e fazer explodir de alegria as bancadas do Municipal.
Nos instantes finais, o USC Paredes ainda tentou um forcing desesperado para resgatar o empate que lhe permitiria manter a liderança, mas o Fafe revelou-se extremamente sólido na gestão da vantagem. Os comandados da casa fecharam os caminhos para a sua baliza e garantiram um triunfo que premeia a equipa que mais procurou o golo ao longo dos 90 minutos.
Com este resultado, o Fafe quebra um ciclo de dois empates consecutivos e entra na reta final desta fase com a moral em alta no comando da classificação. Já o Paredes acentua a crise de resultados, somando a quarta jornada sem vencer, e vê-se agora ultrapassado esta tarde.

Onze do Fafe:
Tiago Martins, João Vigário, Diogo Castro, Leandro Teixeira, João Batista, Filipe Cardoso, João Oliveira, Théo Fonseca, Carlos Daniel, João Santos, Picas

Onze do USC Paredes:
Fábio Matos, Matheus Brito, Dénis Duarte, José Macedo, Pedro Araújo, Pedro Ferreira, Duarte Carvalho, David Veiga, Yuk Jin-young, Balelo, Erik Santana

Se Fafe ou Paredes (pode até empatar) vencerem o encontro, ultrapassam o Braga B e sobem à liderança da Série 1 da Fase de Manutenção da Liga 3!
1':

Começou a partida
7':

Fafe: João Santos
foi servido por Diogo Castro depois de uma excelente antecipação do lateral, mas o cabeceamento, ao meio da baliza, valeu uma enorme intervenção de Fábio Matos
15':

Início de jogo repartido em Fafe. A equipa da casa começou melhor, com uma grande oportunidade, no entanto, o Paredes, apesar de alguma posse consentida, tem-se mantido bem na partida e vai aparecendo a espaços.
33':

O figurino do encontro não se altera. O Fafe assume as despesas do jogo e chega com frequência ao último terço, embora peque no capítulo da decisão. Já o Paredes prefere uma postura mais expectante, espreitando o perigo em lances de bola parada ou através de um futebol mais direto.
Intervalo:

O ritmo foi caindo e, apesar de o Fafe estar por cima, não foram criadas mais oportunidades de perigo de parte a parte, além do cabeceamento de João Santos ao minuto 7. O jogo entrou numa fase mais mastigada, com muita luta a meio-campo e pouca clarividência no último terço.
60':

Fafe: João Santos
falha escandalosamente a bola em frente à baliza. Era só encostar, mas passou o perigo na área do Paredes
63':

Segunda parte morna até ao momento. O Fafe comanda com posse, enquanto o Paredes aposta mais no jogo de corredores. Ainda assim, com exceção do falhanço de João Santos à boca da baliza, não existiram mais ocasiões de golo.
71':

Fafe: Carlos Daniel
ziguezagueou entre vários adversários, disparou forte e saiu muito perto da baliza
74':

GOLO Fafe: João Santos marca de grande penalidade!
João Santos marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
Fábio Matos para um lado, bola para o outro. João Santos fez melhor que Carlos Daniel há 15 dias e converteu a grande penalidade com sucesso!
75':

O nulo desfez-se em Fafe! Após um recomeço de etapa complementar amorfo, onde os homens da casa ameaçaram mas não concretizaram, o marcador acabou por funcionar da marca dos onze metros. Penálti batido com frieza e está inaugurado o marcador!
90 +3':

Cartão vermelho para Rúben Fonseca (USC Paredes)
Rúben Fonseca vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

O Fafe acaba por levar a melhor sobre o Paredes pela segunda vez na época, depois de dois nulos - um na fase regular e outro na fase de manutenção. Num jogo sem grandes oportunidades, onde apenas o Fafe procurou vencer (tendo em conta o seu ímpeto ofensivo), os
justiceiros
fizeram o suficiente para triunfar. Souberam gerir o
forcing
final do Paredes para segurar a vitória e assumir a liderança da Fase de Manutenção.
Melhor em campo:

João Santos (ADF) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O mais combativo. O avançado trabalhou muito na frente de ataque e desgastou por completo Dénis Duarte e Matheus Brito - muitas vezes obrigados a recorrer à falta. Ao minuto 74, converteu a grande penalidade que apontou o golo solitário, colocando o Fafe na liderança da Fase de Manutenção.
Live









































